EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL COM PRÉ-ESCOLARES: EFEITO NO RECONHECIMENTO, PREFERÊNCIAS, ATITUDE E CONSUMO DE ALIMENTOS REGIONAIS
Palavras-chave:
Pré-escolares, Estudo de Intervenção, Educação Alimentar e Nutricional.Resumo
INTRODUÇÃO Educação Alimentar e Nutricional (EAN) com pré-escolares é visto como um importante instrumento para a formação de hábitos alimentares saudáveis, uma vez que é nessa fase da vida onde os hábitos, gostos e preferências alimentares são iniciados e consolidados até a fase adulta. OBJETIVO Avaliar o impacto de um programa de educação nutricional no reconhecimento, preferência, atitude e consumo de alimentos regionais por pré-escolares. METODOLOGIA Trata-se de estudo de intervenção, realizado em duas creches filantrópicas de Aracaju. O plano intervencional foi construído a partir da Teoria Social Cognitiva, foram trabalhados 4 alimentos regionais (abóbora, macaxeira, couve e laranja) através de atividades lúdicas semanais e mensais de EAN com as crianças durante período letivo de 1 ano. Escala Hedônica facial, Observação Direta e Pesagem Direta de Alimentos foram os métodos utilizados para avaliar o reconhecimento, preferência, atitude e consumo dos alimentos pelas crianças. Foram analisados os dados de antes e depois da intervenção de 355 pré-escolares. RESULTADOS Constatou-se após a intervenção, aumento significativo no reconhecimento e preferência para todos os alimentos regionais (p>0,05). Quanto a atitude alimentar, não houve diferença estatisticamente significativa nos dois momentos para todos os alimentos, exceto a abóbora que teve aumento da rejeição. Verificou aumento no consumo e redução do desperdício para todos os alimentos trabalhados, com maior destaque para a couve e laranja. CONCLUSÃO O Programa de EAN trouxe resultados positivos, com melhora na preferência, consumo e conhecimento sobre alimentação regional com pré-escolares. Se considerarmos que o processo educativo se constrói no dia-a-dia de cada criança na creche, há motivos suficientes para insistir na proposta eleita.Downloads
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