ANÁLISE DO NÚMERO DE GOLS PARA SE GANHAR UMA PARTIDA DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL NA SÉRIE A.
Palavras-chave:
Futebol, Gol, Vitória.Resumo
INTRODUÇÃO: O futebol é um esporte que possui uma complexidade de fatores que interferem diretamente no resultado de uma partida. Esses elementos podem ser analisados de várias formas, mas estão sempre relacionados a três blocos essenciais para a performance: a preparação física, técnica e tática (LEITÃO et al., 2003). Enfatizando o terceiro ponto, as capacidades táticas têm ligação direta com as ações de jogo, realizadas em forma de oposição (adversários) e cooperação (companheiros). Desta forma os treinadores possuem um árduo trabalho para organizarem seus times visando sempre resultados expressivos, como medalhas e/ou conquista de títulos das melhores competições (FILGUEIRA e GRECO, 2008; COSTA e SAMULSKI, 2006). O Campeonato Brasileiro da Série A é a principal competição entre clubes de futebol do Brasil, em que o time com o maior número de pontos se torna campeão nacional (SILVA e MOREIRA, 2008). OBJETIVO: O presente estudo tem por objetivo analisar a quantidade de gols que é necessário para aumentar significativamente a chance de vitória em uma partida do campeonato brasileiro da série A. MÉTODO: Os dados foram coletados no site do Futpédia, sendo realizado um levantamento de 2280 jogos do Campeonato Brasileiro da Série “A” no período de 2010 a 2015 e tabelados no Excel. Os resultados dos jogos foram classificados em Vitória, Derrota, Não Vitória (derrota + empate) e Não Derrota (vitória + empate). Para a análise dos dados utilizou-se estatística descritiva e percentual. RESULTADO: Os placares mais comuns foram 0x0, 1x1, 1x0, 2x0, 2x1, que representaram 70% dos jogos. Contudo, cabe destacar que nenhuma equipe marcou mais de 2 gols na mesma partida. Os times que marcaram 2 gols obtiveram proporcionalmente mais do que o dobro de vitórias do que aqueles que marcaram apenas 1 gol. Cada 5 jogos sem fazer gols equivaleram a 4 derrotas (tabela 1). A figura 1 sugere a existência de um limiar de 2 para 3 gols marcados, em que o percentual de vitórias e de não derrotas aumenta, ao passo que o percentual de derrotas e de não vitórias diminui. CONCLUSÃO: Levando em consideração os resultados obtidos, pode-se concluir que em uma partida da série A do campeonato brasileiro, quando um time consegue marcar no mínimo 2 gols, o mesmo possui uma chance de 72,2% de ganhar o jogo e 85,2% de pontuar.Downloads
Referências
COSTA, Israel Teoldo da; SAMULSKI, Dietmar Martin. O perfil de liderança dos treinadores de futebol do Campeonato Brasileiro Série A/2005. Rev. bras. Educ. Fís. Esp., v.20, n.3, p.175-84, São Paulo, jul./set. 2006.
FIGUEIRA, Fabrício Moreira; GRECO, Pablo Juan. Futebol: um estudo sobre a capacidade tática no processo de ensinoaprendizagem–treinamento. Revista Brasileira de Futebol. p.53-65, jul./dez. 2008.
Futpédia: a história do futebol em números. Disponível em: <http://futpedia.globo.com/> Acesso em 05/08/2016.
LEITÃO, R. A.; et al. Análise da incidência de gols por tempo de jogo no campeonato brasileiro de futebol 2001: estudo comparativo entre as primeiras e ultimas equipes colocadas na tabela de classificação. Conexões. v.1, n.2, p.115-224, Campinas, 2003.
SILVA, Cristiano Diniz da; MOREIRA, Danilo Gomes. A vantagem em casa no futebol: comparação entre o campeonato brasileiro e as principais ligas nacionais do mundo. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano. p.184 – 188, 2008.