ANÁLISE DO NÚMERO DE GOLS PARA SE GANHAR UMA PARTIDA DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL NA SÉRIE A.

Autores

  • Thiago Machado Araújo Universidade Federal de Sergipe
  • BRENO EMANUEL FERREIRA RAMOS Universidade Federal de Sergipe
  • MARCOS ANTÔNIO MATTOS DOS REIS Universidade Federal de Sergipe
  • MARCOS BEZERRA ALMEIDA Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Futebol, Gol, Vitória.

Resumo

INTRODUÇÃO: O futebol é um esporte que possui uma complexidade de fatores que interferem diretamente no resultado de uma partida. Esses elementos podem ser analisados de várias formas, mas estão sempre relacionados a três blocos essenciais para a performance: a preparação física, técnica e tática (LEITÃO et al., 2003). Enfatizando o terceiro ponto, as capacidades táticas têm ligação direta com as ações de jogo, realizadas em forma de oposição (adversários) e cooperação (companheiros). Desta forma os treinadores possuem um árduo trabalho para organizarem seus times visando sempre resultados expressivos, como medalhas e/ou conquista de títulos das melhores competições (FILGUEIRA e GRECO, 2008; COSTA e SAMULSKI, 2006). O Campeonato Brasileiro da Série A é a principal competição entre clubes de futebol do Brasil, em que o time com o maior número de pontos se torna campeão nacional (SILVA e MOREIRA, 2008). OBJETIVO: O presente estudo tem por objetivo analisar a quantidade de gols que é necessário para aumentar significativamente a chance de vitória em uma partida do campeonato brasileiro da série A. MÉTODO: Os dados foram coletados no site do Futpédia, sendo realizado um levantamento de 2280 jogos do Campeonato Brasileiro da Série “A” no período de 2010 a 2015 e tabelados no Excel. Os resultados dos jogos foram classificados em Vitória, Derrota, Não Vitória (derrota + empate) e Não Derrota (vitória + empate). Para a análise dos dados utilizou-se estatística descritiva e percentual. RESULTADO: Os placares mais comuns foram 0x0, 1x1, 1x0, 2x0, 2x1, que representaram 70% dos jogos. Contudo, cabe destacar que nenhuma equipe marcou mais de 2 gols na mesma partida. Os times que marcaram 2 gols obtiveram proporcionalmente mais do que o dobro de vitórias do que aqueles que marcaram apenas 1 gol. Cada 5 jogos sem fazer gols equivaleram a 4 derrotas (tabela 1). A figura 1 sugere a existência de um limiar de 2 para 3 gols marcados, em que o percentual de vitórias e de não derrotas aumenta, ao passo que o percentual de derrotas e de não vitórias diminui. CONCLUSÃO: Levando em consideração os resultados obtidos, pode-se concluir que em uma partida da série A do campeonato brasileiro, quando um time consegue marcar no mínimo 2 gols, o mesmo possui uma chance de 72,2% de ganhar o jogo e 85,2% de pontuar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Machado Araújo, Universidade Federal de Sergipe

Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe.

BRENO EMANUEL FERREIRA RAMOS, Universidade Federal de Sergipe

Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe.

MARCOS ANTÔNIO MATTOS DOS REIS, Universidade Federal de Sergipe

Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe.

MARCOS BEZERRA ALMEIDA, Universidade Federal de Sergipe

Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe.

Referências

COSTA, Israel Teoldo da; SAMULSKI, Dietmar Martin. O perfil de liderança dos treinadores de futebol do Campeonato Brasileiro Série A/2005. Rev. bras. Educ. Fís. Esp., v.20, n.3, p.175-84, São Paulo, jul./set. 2006.

FIGUEIRA, Fabrício Moreira; GRECO, Pablo Juan. Futebol: um estudo sobre a capacidade tática no processo de ensinoaprendizagem–treinamento. Revista Brasileira de Futebol. p.53-65, jul./dez. 2008.

Futpédia: a história do futebol em números. Disponível em: <http://futpedia.globo.com/> Acesso em 05/08/2016.

LEITÃO, R. A.; et al. Análise da incidência de gols por tempo de jogo no campeonato brasileiro de futebol 2001: estudo comparativo entre as primeiras e ultimas equipes colocadas na tabela de classificação. Conexões. v.1, n.2, p.115-224, Campinas, 2003.

SILVA, Cristiano Diniz da; MOREIRA, Danilo Gomes. A vantagem em casa no futebol: comparação entre o campeonato brasileiro e as principais ligas nacionais do mundo. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano. p.184 – 188, 2008.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

Araújo, T. M., RAMOS, B. E. F., DOS REIS, M. A. M., & ALMEIDA, M. B. (2016). ANÁLISE DO NÚMERO DE GOLS PARA SE GANHAR UMA PARTIDA DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL NA SÉRIE A. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/2948

Edição

Seção

Resumo - Educação Física