ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE SAÚDE E A PREVALÊNCIA DE FATORES DE RISCO PARA SÍNDROME METABÓLICA EM IDOSOS

Autores

  • Talita Leite dos Santos Moraes Universidade Federal de Sergipe
  • Elenilton Correia de Souza Universidade Federal de Sergipe
  • Olga Sueli Marques Moreira Universidade federal de Sergipe
  • Joyce Evelyn Santos de Oliveira

Palavras-chave:

percepção de saúde, fatores de risco, idoso, síndrome metabólica.

Resumo

INTRODUÇÃO: O aumento da expectativa de vida da população brasileira tem ocorrido em paralelo com uma ascendência na prevalência das doenças crônicas e degenerativas próprias da idade avançada. Essa sobrecarga de doenças pode está relacionada às mudanças nos hábitos de vida dos brasileiros sujeitos a uma maior exposição aos fatores de riscos para o desenvolvimento de determinadas síndromes, como é o caso da síndrome metabólica (SM). Esta síndrome tem sido alvo de muitos estudos nos últimos anos, devido estar diretamente relacionada à exposição aos fatores de riscos para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares, bem como o diabetes mellitus tipo II. OBJETIVO: Analisar a autopercepção de saúde e verificar a prevalência dos fatores de risco para o surgimento da SM em idosos. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo do tipo epidemiológico transversal e descritivo com 107 idosos, de ambos os gêneros, com idade (71,2 ± 7,64), altura (1,56 ± 0,09), IMC (28,6 ± 5,7) residentes no bairro América, Aracaju-SE. Os voluntários, após assinarem termo de consentimento livre e esclarecido, foram submetidos a uma entrevista, a realizar medidas de pressão arterial sistólica (PAS) e diastólica (PAD), peso, altura e coleta da circunferência abdominal (CA). A entrevista incluía perguntas a respeito de características sócio-demográficas, estilo de vida tais como: hábito de fumar, ingestão de bebidas alcoólicas e prática de atividade física, e indicadores de saúde do entrevistado. Os resultados de prevalência estão representados por valores descritivos com frequência absoluta, média e desvio padrão. Para analisar a correlação da autopercepção de saúde com fatores de risco foi realizado o teste de correlação de Pearson no SPSS 20.0. RESULTADOS: Verificou-se que a população estudada é composta principalmente por indivíduos sedentários (84,1%), hipertensos (72%), Sobrepesos (29%) e com obesidade grau I (22,4%). Foi encontrada uma prevalência moderada em relação as variáveis etilismo, diabetes e cardiopatas. Além disso, notou-se que existe uma alta correlação entre CA e CCQ (r= 0,702), IMC e CA (r= 0,691), IMC e CCQ (r=0,753) e leve correlação entre estado de saúde e prática de atividade física (r=0,194), considerando-se significativo p≤ 0,05. CONCLUSÃO: A população apresenta riscos consideráveis para o desenvolvimento da SM, evidenciado pelo excesso de peso e acúmulo de gordura abdominal, inatividade física e estilo de vida. Portanto, faz-se necessário que medidas profiláticas e de intervenção sejam levadas a essa e a outras populações específicas para controlar o surgimento de doenças crônicas não transmissíveis e doenças metabólicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

GOMES, Mayara Negrão et al. Relação entre Variáveis Antropométricas, Bioquímicas e Hemodinâmicas de Pacientes Cardiopatas. Int J CardiovascSci, v. 28, n. 5, p. 392-399, 2015.

VAGETTI, Gislaine.C. et al. Associação da obesidade com a percepção de saúde negativa em idosas: um estudo em bairros de baixa renda de Curitiba, Sul do Brasil. Rev. salud pública Jorunal of Public Health, v. 14, n. 6, p. 922-934, 2012.

CASTRO, Simone Henriques de, et al. Parâmetros antropométricos e síndrome metabólica em diabetes tipo 2. Arq. Bras. Endocrinol. Metab, v. 50, n. 3, p. 450-455, 2006.

BATTISTI, Larissa. et al. Avaliação do Índice de Massa corpórea, Pressão Arterial, Frequência Cardáca e Perimetria Abdominal da Comunidade da clínia Escola ESEFFEGO. 2012.

SOUZA, Raphaela. et al. Avaliação antropométrica em idosos: estimatuvas de peso e altura e concordância entre classificações de IMC. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 6, n. 1, p 81-90, 2013.

ROH, Lucienne., et al. Mortality risk associated with underweight: a census-linked cohort of individuals with up to 32 years of follow-up. BMC Public Health, v. 14, n.1, 371. 2014.

LOBATO, Talita Ariane Amaro et al. Indicadores antropométricos de obesidade em pacientes com infarto agudo do miocárdio. Rev Bras Cardiol.(Imp.), v.27,n. 3, p. 203-212, 2014.

MATSUDO, Sandra Mahecha; MATSUDO, Victor Keihan Rodrigues; BARROS NETO, Turíbio Leite Barros. Impacto do envelhecimento nas variáveis antropométricas, neuromotoras e metabólicas da aptidão física.Revista brasileira de ciência e movimento, v. 8, n. 4, p. 21-32, 2000.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

Leite dos Santos Moraes, T., de Souza, E. C., Marques Moreira, O. S., & Santos de Oliveira, J. E. (2016). ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE SAÚDE E A PREVALÊNCIA DE FATORES DE RISCO PARA SÍNDROME METABÓLICA EM IDOSOS. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/2937

Edição

Seção

Resumo - Farmácia