CONSUMO DE DROGAS ILÍCITAS E PRÁTICA ESPORTIVA POR ESTUDANTES DE ARACAJU
Palavras-chave:
Esportes, Drogas ilícitas, Adolescente, Estudantes.Resumo
INTRODUÇÃO: O consumo de drogas e a prática esportiva podem ser prazerosos para os adolescentes, porém, ambas podem causar consequências à saúde e implicações na vida social dos mesmos. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, a prática esportiva é uma atividade utilizada por diversas políticas de promoção à saúde e a vida. OBJETIVO: Analisar o consumo de drogas ilícitas e sua associação à prática esportiva por adolescentes da rede Estadual de Ensino de Aracaju. METODOLOGIA: A pesquisa foi realizada nas escolas da rede Estadual de Ensino de Sergipe, na Diretoria Estadual de Aracaju, que compreende o município de Aracaju. A população do estudo foi composta por aproximadamente 16 escolas, 7.401 alunos matriculados no Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª série). Os dados do quantitativo das escolas e alunos matriculados para o plano de amostragem foram coletados no Portal da Educação da Secretaria do Estado de Educação de Sergipe. Foram selecionadas escolas que possuem simultaneamente o Ensino Fundamental e Médio. Para cálculo amostral de escolas e alunos foi utilizada a fórmula de Barbetta. Para coleta de dados, foi utilizado o Questionário da Organização Mundial da Saúde - adaptado no Brasil por Carlini-Cotrim e utilizado nos estudos do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas. Este estudo faz parte de uma pesquisa maior intitulada “Estratégias Pedagógicas de Educação e Saúde e o Uso de Substâncias Psicoativas na Rede Estadual de Ensino da Grande Aracaju”. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Tiradentes sob parecer nº 927.714. RESULTADOS: Dentre as drogas ilícitas investigadas, apenas foi relatado o uso de remédio para emagrecer 3 (1,0%), maconha e calmante 2 (0,6%) e inalantes 1 (0,3%), respectivamente. Vale ressaltar que, além destas substâncias, outras também foram investigadas, como por exemplo, cocaína, crack e outros medicamentos, porém, não houve relatos quanto ao uso destas. CONCLUSÃO: Dentre os estudantes que fizeram parte deste estudo, poucos foram aqueles que relataram ter consumido alguma droga ilícita e praticado esporte frequentemente. Com isso, verificou-se que não há uma associação entre o consumo de drogas ilícitas com a prática esportiva.Downloads
Referências
BARBETTA, P. A. Estatística aplicada às ciências sociais. 7 ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2010.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Plano Nacional de Saúde Escolar (PeNSE). IBGE, Rio de Janeiro (RJ), 2009.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Plano Nacional de Saúde Escolar (PeNSE). IBGE, Rio de Janeiro (RJ), 2012.
GALDUROZ, J. C. F.; NOTO.; A. R.; FONSECA, A. M.; CARLINI, E. A. V Levantamento Nacional Sobre O Consumo De Drogas Psicotrópicas Entre Estudantes Do Ensino Fundamental E Médio Da Rede Pública De Ensino Nas 27 Capitais Brasileiras. Universidade Federal de São Paulo. Centro Brasileiro de informações sobre drogas psicotrópicas, 2004.
GALDUROZ, J. C. F.; NOTO, A. R.; FONSECA, A. M.; CARLINI, E. A. VI Levantamento nacional sobre o consumo de drogas entre estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino nas 27 capitais brasileiras. São Paulo: CEBRID, USP; 2010. Brasília (DF): SENAD.