CORRELAÇÃO ENTRE DESNUTRIÇÃO E ANEMIA EM PACIENTES HOSPITALIZADOS
Palavras-chave:
Anemia, Estado Nutricional, Adultos, Idosos,Resumo
INTRODUÇÃO: Segundo a Organização Mundial de Saúde, a anemia é definida pela baixa concentração de hemoglobina no sangue decorrente da ausência de um ou mais nutrientes essenciais. A anemia é um importante indicador de desnutrição podendo afetar pessoas de todas as faixas etárias. Sua prevalência é de uma a cada quatro pessoas, o que representa 24,8% da população mundial. OBJETIVO: avaliar a associação existente entre a anemia e o estado nutricional de pacientes adultos e idosos de um hospital de Urgências de Sergipe. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo transversal, realizado com pacientes adultos e idosos, de ambos os sexos admitidos entre o período de julho de 2014 a janeiro de 2015, em um Hospital público de Aracaju-Sergipe. O estado nutricional foi avaliado pela circunferência do braço (CB) e o diagnóstico da anemia foi feito baseado na hemoglobina coletada de prontuário, que, segundo a OMS, é definida como nível de hemoglobina abaixo de 13,0g/dL paa homens e 12g/dL para mulheres não grávidas. Os dados foram expostos em frequências absolutas e percentuais para as variáveis categóricas e estatísticas: média e desvio padrão para as variáveis numéricas e foram usados os testes estatísticos: Qui-quadrado de Pearson ou o Exato de Fisher. Para as análises estatísticas, adotou-se como significativo p≤0,05. RESULTADOS: A amostra foi composta por 123 participantes hospitalizados, sendo 41,46% (n=51) mulheres e 58,54% (n=72) homens. A média de idade foi de 49,67±18,05 anos, sendo em sua maioria adultos 34,15% (n=81). A prevalência de desnutrição de acordo com a CB foi de 50% e 81,30% estavam anêmicos. Não houve correlação entre estado nutricional pela CB e anemia. CONCLUSÃO: Foi observado um elevado índice de anemia na população estudada. A detecção precoce da anemia é de suma importância para promover um tratamento dietético adequado, seja com ou sem a necessidade da suplementação, resultando na melhora do quadro clínico e da qualidade de vida dos pacientes. Assim, tornam-se necessários mais estudos que avaliem e controlem os fatores relacionados ao desenvolvimento da anemia em pacientes hospitalizados.Downloads
Referências
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Prevention and control of iron deficiency anaemia in women and children. Geneva: WHO/UNICEF; 2001. Disponível em: . Acesso em: 01 ago 2016.
CAVALCANTI, DS; Vasconcelos, PN; Muniz, VM; Santos, NF; Osório, MM. Iron intake and its association with iron-deficiency anemia in agricultural workers' families from the Zona da Mata of Pernambuco. Brazil. Rev. Nutr. V. 27, n. 2, p. 219-21; 2014.
HEYMSFIELD SB, McManus C, Smith J, Stevens V, Nixon DW. Anthropometric measurement of muscle mass: revised equations for calculating bone-free arm muscle area. Am J Clin Nutr v.36, p. 680-90; 1982.
CORONA, LP; Duarte, YAO; Lebrão, ML. Prevalência de anemia e fatores associados em idosos: evidências do Estudo SABE. Rev. Saúde Pública v.48, n.5, p. 723-31; 2014.
ROSA, COB; Silva, BP; Balbino, KP; Ribeiro, SMR; Ribeiro, AQ; Firmino, HH. Avaliação Nutricional de indivíduos internados em um hospital geral. O Mundo da Saúde. V.38, n.4, p.430-8; 2014.