CORRELAÇÃO ENTRE DESNUTRIÇÃO E ANEMIA EM PACIENTES HOSPITALIZADOS

Autores

  • David Jose Leal dos Santos Universidade Tiradentes
  • Gabrielle Barrozo Novais Universidade Tiradentes
  • Cynthia Barbosa Albuquerque Universidade Tiradentes
  • Hugo José Xavier Santos Universidade Tiradentes
  • Tatiana Maria Palmeira dos Santos Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Anemia, Estado Nutricional, Adultos, Idosos,

Resumo

INTRODUÇÃO: Segundo a Organização Mundial de Saúde, a anemia é definida pela baixa concentração de hemoglobina no sangue decorrente da ausência de um ou mais nutrientes essenciais. A anemia é um importante indicador de desnutrição podendo afetar pessoas de todas as faixas etárias. Sua prevalência é de uma a cada quatro pessoas, o que representa 24,8% da população mundial. OBJETIVO: avaliar a associação existente entre a anemia e o estado nutricional de pacientes adultos e idosos de um hospital de Urgências de Sergipe. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo transversal, realizado com pacientes adultos e idosos, de ambos os sexos admitidos entre o período de julho de 2014 a janeiro de 2015, em um Hospital público de Aracaju-Sergipe. O estado nutricional foi avaliado pela circunferência do braço (CB) e o diagnóstico da anemia foi feito baseado na hemoglobina coletada de prontuário, que, segundo a OMS, é definida como nível de hemoglobina abaixo de 13,0g/dL paa homens e 12g/dL para mulheres não grávidas. Os dados foram expostos em frequências absolutas e percentuais para as variáveis categóricas e estatísticas: média e desvio padrão para as variáveis numéricas e foram usados os testes estatísticos: Qui-quadrado de Pearson ou o Exato de Fisher. Para as análises estatísticas, adotou-se como significativo p≤0,05. RESULTADOS: A amostra foi composta por 123 participantes hospitalizados, sendo 41,46% (n=51) mulheres e 58,54% (n=72) homens. A média de idade foi de 49,67±18,05 anos, sendo em sua maioria adultos 34,15% (n=81). A prevalência de desnutrição de acordo com a CB foi de 50% e 81,30% estavam anêmicos. Não houve correlação entre estado nutricional pela CB e anemia. CONCLUSÃO: Foi observado um elevado índice de anemia na população estudada. A detecção precoce da anemia é de suma importância para promover um tratamento dietético adequado, seja com ou sem a necessidade da suplementação, resultando na melhora do quadro clínico e da qualidade de vida dos pacientes. Assim, tornam-se necessários mais estudos que avaliem e controlem os fatores relacionados ao desenvolvimento da anemia em pacientes hospitalizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Prevention and control of iron deficiency anaemia in women and children. Geneva: WHO/UNICEF; 2001. Disponível em: . Acesso em: 01 ago 2016.

CAVALCANTI, DS; Vasconcelos, PN; Muniz, VM; Santos, NF; Osório, MM. Iron intake and its association with iron-deficiency anemia in agricultural workers' families from the Zona da Mata of Pernambuco. Brazil. Rev. Nutr. V. 27, n. 2, p. 219-21; 2014.

HEYMSFIELD SB, McManus C, Smith J, Stevens V, Nixon DW. Anthropometric measurement of muscle mass: revised equations for calculating bone-free arm muscle area. Am J Clin Nutr v.36, p. 680-90; 1982.

CORONA, LP; Duarte, YAO; Lebrão, ML. Prevalência de anemia e fatores associados em idosos: evidências do Estudo SABE. Rev. Saúde Pública v.48, n.5, p. 723-31; 2014.

ROSA, COB; Silva, BP; Balbino, KP; Ribeiro, SMR; Ribeiro, AQ; Firmino, HH. Avaliação Nutricional de indivíduos internados em um hospital geral. O Mundo da Saúde. V.38, n.4, p.430-8; 2014.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

dos Santos, D. J. L., Novais, G. B., Albuquerque, C. B., Santos, H. J. X., & dos Santos, T. M. P. (2016). CORRELAÇÃO ENTRE DESNUTRIÇÃO E ANEMIA EM PACIENTES HOSPITALIZADOS. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/2915

Edição

Seção

Resumo - Nutrição