ANÁLISE DA ESTRUTURA FÍSICA DE UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DA CIDADE DE ARACAJU-SE

Autores

  • Maciele da Cruz Tavares UNIT(Universidade Tiradentes)
  • Thaynara Priscila dos Santos
  • Janaina Alves da Cruz
  • Rodolfo de Jesus Filho
  • Cynthia Barbosa de Albuquerque dos Santos

Palavras-chave:

Unidades de Alimentação e Nutrição, planejamento físico funcional, lista de verificação.

Resumo

As Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN’s) são estabelecimentos responsáveis pela produção de refeições, que tem como função fornecer refeições balanceadas, ou seja, em quantidade suficiente, com qualidade completa e adequada às características e hábitos alimentares dos usuários, bem como, segura do ponto de vista higiênico-sanitário. O presente trabalho teve por objetivo avaliar as condições da estrutura física de duas UAN’s, localizadas na cidade de Aracaju, SE usando como critério a RDC nº 275, de 21 de outubro de 2002, para determinar se as condições estruturais encontram-se em situações propícias à obtenção de alimentos seguros. Este check list possui 44 itens, sendo avaliados os seguintes itens: piso, teto, portas, paredes e divisórias, janelas e outras aberturas, escadas, elevadores de serviço, monta cargas e estruturas auxiliares, instalações sanitárias e vestiários para manipuladores, instalações sanitárias para visitantes, lavatórios na área de produção, iluminação e instalação elétrica, ventilação e climatização. Apesar dos estabelecimentos estarem dentro do grupo de classificação 01 e 02 da RDC nº 275, alguns itens apresentaram não conformidades sendo necessários reparos nos itens que estão fora do previsto pela legislação. Após á análise as UAN’s mostraram resultados satisfatórios, porém alguns itens estavam fora da conformidade, sendo necessário que os reparos sejam feitos e assim garantir mais segurança para seus funcionários e comensais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, Edeli Simioni de; SPINELLI, Monica Gloria Neumann; PINTO, Ana Maria de Souza. Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição. 5ª ed., São Paulo: Editora Metha, 2013.

BRASIL. ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC nº 275, de 21 de outubro de 2002. Diário Oficial da União. Brasília, 23 de outubro de 2003.

CARNEIRO, Patrícia; VENANTE, Bruna; LEITE, Damaris Godoy. Avaliação de Layout de uma Unidade de Alimentação e Nutrição em um hotel da cidade de Piraí do Sul. Revista Nutrir. v.1, n. 2, jan/jul, 2015.

MELLO, Aline Gomes; SALES, Gizene Luciana Pereira; JAEGER, Lucia Maria; COLARES, Luciléia Granhen. Estrutura físico-funcional de restaurantes populares do estado do Rio de Janeiro: influência sobre as condições higiênico-sanitárias. Demetra: alimentação, nutrição e saúde. v. 8, n. 2, p. 91-101, 2013.

MEZOMO, Iracema Fernandes de Barros. Os Serviços de Alimentação: Planejamento e Administração. São Paulo: Manole; 2002.

SANT’ANA, Helena Maria Pinheiro. Planejamento Físico-Funcional de Unidades de Alimentação e Nutrição. Rio de Janeiro: Editora Rubio, 2012.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

da Cruz Tavares, M., Priscila dos Santos, T., Alves da Cruz, J., de Jesus Filho, R., & Barbosa de Albuquerque dos Santos, C. (2016). ANÁLISE DA ESTRUTURA FÍSICA DE UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DA CIDADE DE ARACAJU-SE. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/2907

Edição

Seção

Resumo - Nutrição