RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ARACAJU

Autores

  • LAYANNE OLIVEIRA BARROS UNIVERSIDADE TIRADENTES

Palavras-chave:

Educação Física, Escola, Prática Profissional

Resumo

INTRODUÇÃO: Fundamentado no Projeto Político Pedagógico do curso, o Estágio Supervisionado curricular é obrigatório para a formação do profissional, segundo Lopes (2010), o estágio possibilita ao aluno a vivência real de trabalho, proporcionando uma capacidade de construir relação entre teoria e prática que são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades necessárias a diversas situações do cotidiano. OBJETIVO: Relatar as atividades vivenciadas e desenvolvidas em uma escola da rede estadual de Aracaju, visando uma integração entre a teoria e a prática, durante o período de Estágio Supervisionado do Ensino III, bem como, obter uma melhor compreensão através das observações e regências realizadas acerca da sua realidade prática profissional. METODOLOGIA: Foi adotado como procedimento metodológico, estudos dirigidos na importância do Estágio Supervisionado, em seguida foi realizada a escolha do local de campo de estágio, caracterizando o estudo como uma pesquisa de campo. Para alcançar os objetivos do estudo foi aplicado um questionário, a fim de coletar dados estruturais (infraestrutura, acessibilidade), bem como foram utilizadas relatos de experiência a partir das observações e regências ocorridas durante as aulas de educação física nas turmas da 1ª e 2ª série do ensino médio. RESULTADOS: A escola dispõe-se de 12 salas de aula que comporta aproximadamente 40 alunos. Verificou-se aspectos relevantes em relação à estrutura e acessibilidade. Foram registrados alguns pontos negativos como a falta de portas com tamanho padronizado para cadeirantes e piso para deficiente visual, sinalização em braile, sinalização para alunos surdos, sinalização e campainha para alunos surdos e corrimões. No entanto, teve destaques positivos como banheiros e bebedouros adaptados, piso adequado para deficientes físicos, iluminação adequada para visualização dos sinais (libras) e intérprete de libras, bem como professores usuários destes, a facilitar a interação e acessibilidade entre os alunos, sejam eles portadores de deficiência ou não. A escola disponibiliza de uma boa quadra poliesportiva, no entanto possui algumas limitações no quesito quantidade e qualidade de materiais disponíveis para a prática da educação física. Durante o processo de observação verificou-se que os professores possuem qualificação na área, bem como se mostram compromissados com a disciplina e ensino-aprendizagem para os discentes. As regências ocorreram em aulas teóricas e práticas, sendo que as aulas foram planejadas semanalmente por meio de planos de aula, no qual o assunto era pré-estabelecido pela professora colaboradora, visto que esta entregava o planejamento. A maior dificuldade encontrada durante este processo de regência foi com relação ao comportamento dos alunos, muitos eram desatentos, desinteressados, não gostavam de participar das aulas práticas. CONCLUSÃO:O Estágio Supervisionado permite ao acadêmico ter autonomia em determinadas atividades voltadas para o ensino. Dessa forma, conclui-se que o estágio supervisionado de ensino propõe ao aluno enquanto acadêmico do curso, o conhecimento dos vários aspectos que envolvem a futura profissão acerca da sua realidade e que a partir das observações e regências realizadas na escola estadual da rede pública, tem-se a oportunidade de colocar a teoria redigida em sala de aula, colocada em prática, a proporcionar o aumento do conhecimento da área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Lei n.º 9.39496,de 20 de de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

BUENO, J. G. S. Função social da escola. Educar, Curitiba, n. 17, p. 101-110. 2001. Editora da UFPR.

LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA J. F.; TOSCHI M. S.; Educação escolar: políticas estrutura e organização. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2005. (Coleção Docência em Formação).

LIBÂNEO, José Carlos. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo Cortez, 2009.

LOPES, C. A. A visão dos egressos em Educação Física acerca do estágio supervisionado. Anais do XIX simpósio da UFG, Jataí, 2010. Disponível em: http://anaisdosimposio.fe.ufg.br/uploads/248/original_Chaysther-de-Andrade-Lopes.pdf. Acessado em 14 de março de 2016.

VEIGA, Lima P.A. Projeto Político – Pedagógico da escola: Uma construção possível. 24ª ed. Papirus Editora. 2002.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

BARROS, L. O. (2016). RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ARACAJU. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/2898

Edição

Seção

Resumo - Educação Física