ASSISTÊNCIA DA ENFERMAGEM NAS COMPLICAÇÕES RESPIRATÓRIAS DA DISTROFIA MUSCULAR DE DUCHENNE

Autores

  • Jennifer Santos Nascimento
  • Gabrielle Barrozo Novais
  • Viviane Fernandes Conceição dos Santos
  • MARIA ELIANE ANDRADE
  • MAYANNA MACHADO FREITAS

Palavras-chave:

Distrofias Musculares, Enfermagem em Saúde Comunitária, Insuficiência Respiratória.

Resumo

INTRODUÇÃO: A distrofia muscular de Duchenne corresponde a um grupo de doenças de origem genética progressiva que se caracterizam por alterações estruturais ou funcionais dos músculos. O declínio progressivo da função pulmonar quase sempre inicia após o confinamento à cadeira de rodas e está associado com o aumento da insuficiência respiratória e da ineficiência da tosse, tornando os pacientes vulneráveis à atelectasias, pneumonias e retenção de secreções endobronquiais. A insuficiência respiratória vem seguida de dificuldade na ventilação, falta de força para tossir, ocasionando infecções respiratórias sucessivas, que na maioria dos casos leva o paciente ao óbito. OBJETIVO: Verificar a atuação da enfermagem nas complicações respiratórias da Distrofia Muscular de Duchenne. METODOLOGIA: Este trabalho é uma revisão de literatura, com consulta à base de dados eletrônica Scielo, Science Direct e Physiotherapy Evidence Database. O alvo dessa busca foram estudos com abordagem da Enfermagem na Distrofia Muscular de Duchenne. Para seleção, buscou-se a combinação dos termos distrofia muscular, enfermagem e complicações respiratórias. A busca foi realizada entre fevereiro e maio de 2013. Foram incluídos artigos que abordaram os temas: a) Distrofia Muscular de Duchenne e doenças neuromusculares; b) discussão sobre formas de tratamento quanto às complicações respiratórias de pacientes distrofia muscular. Foram excluídos os que abordaram apenas tratamentos medicamentosos ou cirúrgicos. Os textos foram analisados e sintetizados de forma crítica, a fim de discutir as informações obtidas que correspondiam especificamente ao tema pretendido para compor esta revisão. RESULTADOS: O tratamento de enfermagem é manter a função dos níveis respiratórios e estimular a qualidade de vida do paciente com distrofia. A ausência de estudos envolvendo a prática de enfermagem na Distrofia Muscular de Duchenne, a mais comum e mais grave dentre as doenças neuromusculares hereditárias conhecidas, tem levado a não tomada de atitudes coerentes por parte dos poderes públicos e privados, das sociedades médicas e científicas.A reeducação da função muscular respiratória pode ensinar e conscientizar o paciente a utilizar um padrão respiratório mais adequado, principalmente o diafragmático, no qual este a realizará de maneira mais econômica energeticamente e mais vantajosa mecânica e funcionalmente. CONCLUSÃO: Percebe-se a importância da assistência nas complicações respiratórias da Distrofia Muscular de Duchenne. Esta atuação deve ser composta por uma equipe multidisciplinar, para contribuir em ações mais precisas e eficazes tanto na melhoria na fase de intervenção quanto por parte de agentes públicos e privados que estão direta ou indiretamente envolvidos na prestação de serviços de saúde. Além disso, promover a formação de conhecimento crítico e humanístico que possam favorecer que estudantes e profissionais tenham informações verdadeiras e relevantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAUMGARTNER, M.; RUIZ, D.A. Distrofia Muscular de Duchenne (Revision Bibliográfica). Revista médica de Costa Rica. v.65, n 586, 2008.

DOOLEY, J.; GORDAN, K. E.; DODDS, L.; SWEEN, J. M. Duchenne muscular dystrophy a 30- year population based incidence study. Clinic Pediatric. v. 49, n. 2. March, 2010.

IWABE, C.; MIRANDA, B.H.; NUCCI, A. Medida da função motora: versão da escala para o português e estudo de confiabilidade. Revista Brasileira de Fisioterapia, v.12, n.5, 2008.

MACHADO, M. J. F. Distrofia muscular de Duchenne: complicações respiratórias e seu tratamento. Revista Ciências Médicas, v. 16, n. 2, 2007.

SANTOS, F.P.O.; AGUIAR, V.R.F.; MANCEBO, W.G.N.; CONTENÇAS, T.S. Assistência de enfermagem nas complicações respiratórias da distrofia muscular de Duchenne. Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/assistencia-de-enfermagem-nas complicacoes-respiratoriasda-distrofia-muscular-de-duchenne/67925/ Acesso em: mar. de 2013.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

Nascimento, J. S., Novais, G. B., Conceição dos Santos, V. F., ANDRADE, M. E., & FREITAS, M. M. (2016). ASSISTÊNCIA DA ENFERMAGEM NAS COMPLICAÇÕES RESPIRATÓRIAS DA DISTROFIA MUSCULAR DE DUCHENNE. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/2883

Edição

Seção

Resumo - Farmácia