INCLUSÃO EDUCACIONAL

Autores

  • VALDICLEIDE TEIXEIRA SANTOS UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • Bruno Aparecido Molina Universidade Tiradentes
  • José Humberto Santos Júnior Universidade Tiradentes
  • Nayara Nathalie Alves Santos Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Inclusão Educacional, Exercício Físico, Educação física.

Resumo

INTRODUÇÃO: A inclusão escolar da pessoa com necessidades educacionais especiais é um tema de grande relevância e vem ganhando espaço cada vez maior em debates e discussões que explicitam a necessidade de a escola atender as diferenças intrínsecas e extrínsecas a condição humana. (SILVEIRA. NEVES, 2006). A palavra inclusão ecoa por todos os lados, porém os indivíduos com necessidades especiais não a ouvem tão claramente. (DEMORO, 2014). OBJETIVOS: Enfatizar a inclusão educacional desses deficientes tanto no âmbito escolar como na prática desportiva, restringindo os mesmos a exclusão da sociedade. METODOLOGIA: Foram feitos comparativos com diversos artigos, esses voltados a escola e ao esporte para conseguir a diferenciação e evolução dos deficientes. A construção de indicadores de rendimento para analisar o comportamento das equipes o longo das práticas é de fundamental importância para uma melhor compreensão do jogo. (HAIACHI, 2014). DESENVOLVIMENTO: Proporcionar as crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência a escolherem o esporte como uma grande importância para o seu bem-estar. O individuo portador de deficiência é encorajado a engajar-se no esporte por causa das necessidades terapêuticas e consequências sociais positivas. (BRAZUNA. DECASTRO, 2001). Seus depoimentos responsabilizaram o esporte como fator primordial para a realização de parte de seus ideais, sugerindo esta prática em todas as instituições de ensino especial. (PEREIRA, 2013). Contrapondo-se a realidade que apresenta dentro das escolas para facilitar o acesso e aprendizagem aos deficientes não favorecem as suas necessidades, dificultando desta forma suas próprias escolhas. A infraestrutura de uma escola é um fator importante para a promoção da acessibilidade, pois é necessária a existência de espaços físicos planejados, organizados e bem estruturados, tornando um espaço acessível. (ALMEIDA. SILVA, 2015). CONCLUSÃO: As aulas de educação física são fatores determinantes para a inclusão escolar, sendo nela as experiências de inserção e integração com outras pessoas e o professor de educação física deve estar preparado e capacitado a incluir em suas aulas teóricas e principalmente práticas ao aluno que tenha qualquer tipo de deficiência. Sendo que, a família tem de fundamental importância contribuir com o desenvolvimento daquele individuo não desgeneralizando-o, tornando o próprio vencedor.

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Referências

ALMEIDA, E. M. F; SILVA. L. C. M. Acessibilidade Urbana na escola estadual Joaquim Berto-Iporá Goiás: Uma reflexão sobre a inclusão do aluno com deficiência física. CONSEMP – Congresso de Educação. ed. 5, p.457-467, 2015.

BRAZUNA, M. R. DECASTRO, E. M. A trajetória do atleta portador de deficiência no esporte adaptado de rendimento. Uma revisão de literatura. Motriz. v.7, n.2, p.115-123, jul./ dez. 2001.

DEMORO, A. S. et al. Atletismo: Um Sentido de Visão de Esporte. rev. História do Esporte. v.7, n.1, p.1-13, jan./jun. 2014.

HAIACHI, M. et al. Indicadores do Desempenho no Voleibol Sentado. rev. Educ. Fís./ UEM. V.25, n.3, p.335-343, 2014.

PEREIRA, R. et al. A importância do desporto de alto rendimento na inclusão social dos cegos: Um estudo centrado no Instituto Benjamin Constant – Brasil. Motricidade. v.9, n.2, p.94-105, 2013.

SILVEIRA, F.F. NEVES, M. M. B. J. Inclusão Escolar de Crianças com Deficiência Múltipla: Concepção de Pais e Professores. Psic.: teoria e pesquisa. v.22, n.1, p.79-88, jan./abr. 2006.

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Publicado

2016-11-23

Como Citar

SANTOS, V. T., Molina, B. A., Santos Júnior, J. H., & Alves Santos, N. N. (2016). INCLUSÃO EDUCACIONAL. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/2882

Edição

Seção

Resumo - Educação Física