ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM MIELOMENINGOCELE

Autores

  • Jennifer Santos Nascimento
  • Clemerson Silva
  • Gabrielle Barrozo Novais
  • Daniel Batista Conceição Santos
  • MAYANNA MACHADO FREITAS

Palavras-chave:

Mielomeningocele, Tubo Neural, Fisioterapia.

Resumo

INTRODUÇÃO: Mielomeningocele é o tipo mais severo de espinha bífida, decorrente de um defeito na formação do tubo neural e se manifesta como uma falha na fusão completa dos arcos vertebrais da coluna vertebral, resultando em crescimento diplásico da medula e das meninges. Tendo em vista tais complicações, é necessária uma abordagem fisioterapêutica precoce nos pacientes buscando eliminar ou minimizar as alterações proporcionadas por esta patologia. OBJETIVO: Realizar uma revisão de literatura sobre a abordagem multidisciplinar no tratamento de pacientes com Mielomeningocele. METODOLOGIA: As informações foram obtidas por meio de revisão de literatura, advinda das seguintes bases de dados: Bireme, Science Direct, Scientific Electronic Library Online, Biblioteca Virtual em Saúde e o PubMed. RESULTADOS: Os estudos demonstraram que as doenças que envolvem o tubo neural são responsáveis por um número considerável de pacientes no consultório do fisioterapeuta pediátrico. A meta do fisioterapeuta ao se deparar com uma criança deverá ser promover o desenvolvimento mais próximo possível do normal, de acordo com suas limitações neurológicas, de forma a atingir o máximo de independência funcional. Portanto, os objetivos da fisioterapia podem ser resumidos em promoção das habilidades físicas que levam a independência, aquisição da mobilidade independente, deambulação com ou sem uso de cadeira de rodas e prevenção da instalação de deformidade. CONCLUSÃO: As ações de promoção da saúde e prevenção de agravos a mulheres em idade fértil, com atenção especial para o atendimento ao pré-natal e ao parto, podem repercutir diretamente nos indicadores infantis e na prevenção das anomalias congênitas. Por esses motivos, o acompanhamento de pacientes com essa malformação assume vital importância no que diz respeito à qualidade de sua sobrevida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

PEREIRA, E. L. R.; BICHARA, C. N. C.; OLIVEIRA, A. C. S.; COSTA, M. A. T. Epidemiologia de pacientes com malformação de Chiari II internados no Hospital Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. Rev. Para. Med., 2007; vol. 21, n. 2, p.13-17.

PEREIRA, E. L. R.; BICHARA, C. N. C.; OLIVEIRA, A. C. S.; Costa, M. A. T. Epidemiologia de pacientes com malformação de Chiari II internados no Hospital Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. Rev. Para. Med. 2007; Vol.21, n.2, p.13-17.

SALOMÄO, José F.; et al. Acompanhamento ambulatorial de pacientes com mielomeningocele em um hospital pediátrico. Arq. neuropsiquiatr; 1995; vol.53, n.3, p. 444 -450.

SOUZA, A. I. ; VIDAL, S. A.; GUERRA, G. V. Q. L.; BATISTA FILHO, M; BAPTISTA, E. V. P.; MELO, M. I. B. Prevalência dos defeitos de fechamento do tubo neural em recém-nascidos do Centro de Atenção à Mulher do Instituto Materno Infantil Prof. Fernando Figueira, IMIP: 2000-2004. Rev. Bras. Saúde Matern. Infant. 2006; vol. 6, n.1, p. 35 – 42.

SVARTMAN, Celso; et al. Talectomia no tratamento das deformidades rígidas dos pés na artrogripose e seqüela de mielomeningocele. Revista Bras. Ortop. vol. 28, n. 7, p. 453 – 457.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

Nascimento, J. S., Silva, C., Novais, G. B., Santos, D. B. C., & FREITAS, M. M. (2016). ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM MIELOMENINGOCELE. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/2881

Edição

Seção

Resumo - Farmácia