A UTILIZAÇÃO DO FUTEBOL DE BOTÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Palavras-chave:
Educação Básica, Educação Física, Ensino Fundamental.Resumo
INTRODUÇÃO: O jogo de botão proporciona a participação de todos os alunos no jogo independente do gênero e das habilidades apresentadas por cada participante, diferente do futebol que possui domínio cultural de gênero masculino e a existência da prevalência dos mais habilidosos. OBJETIVOS: Nesta perspectiva, este trabalho tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência, através da utilização do futebol de botão como prática pedagógica nas aulas de Educação Física escolar. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, cuja metodologia empregada foi a de pesquisa-ação, partindo inicialmente com o levantamento da realidade escolar, através deste percebemos a necessidade de trabalhar com ações que melhorasse as relações interpessoais e ao mesmo tempo ajudasse no desenvolvimento motor e cognitivo dos alunos. Em seguida buscamos desenvolver ações que facilitasse estes processos, através das aulas teórico-prática sobre o futebol de botão. O conteúdo foi aplicado somente com os alunos participantes do subprojeto, que envolve aproximadamente 195 escolares do Ensino Fundamental I, de uma escola pública municipal da cidade de Maceió-AL. RESULTADOS: As atividades teóricas e práticas sobre o futebol de botão tiveram duração de aproximadamente um mês, durante este período foi possível trabalhar princípios e regras do jogo de futebol dentro da perspectiva do futebol de botão. Através da abordagem desta temática nas aulas de Educação Física foi plausível obter a participação das crianças independente de gênero e habilidade, principalmente nas aulas práticas. CONCLUSÃO: O professor de Educação Física diariamente encontra desafios em relação à inserção de meninas e de alunos menos habilidosos em atividades relacionadas ao futebol, porém com a utilização do futebol de botão como prática pedagógica nas aulas de Educação Física, foi viável que todos participassem independente de gênero ou habilidade. Com isso, através desta proposta pedagógica foi possível ampliar a visão dos alunos para novos encaminhamentos que proporcione um aprendizado independente e efetivo com possibilidades de ressignificar o futebol de maneira igualitária e interativa no âmbito escolar.Downloads
Referências
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