RELATO DE EXPERIÊNCIA: A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Palavras-chave:
Educação Básica, Educação Física, Ensino Médio.Resumo
RESUMO INTRODUÇÃO: A aproximação dos discentes com a realidade escolar nos cursos de licenciatura, anteriormente ficava restrito ao momento do estágio curricular ofertados pelas universidades. Com isso, surgiram às políticas de iniciativas, visando fortalecer essa aproximação do discente com o seu futuro campo de atuação. Nessa perspectiva, o Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) em conjunto com as universidades vem criando novas possibilidades para que os licenciandos possuam maior vivência no contexto escolar na qual irá se inserir após sua formação. OBJETIVO: Este trabalho teve como objetivo relatar as experiências pedagógicas vivenciadas por bolsistas do PIBID no contexto do subprojeto de Educação Física da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em uma escola estadual do município de Maceió-AL. METODOLOGIA: O estudo constituiu-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa ação, partindo das experiências que foram vivenciadas com uma turma do ensino fundamental e cinco turmas do ensino médio numa escola estadual. A mesma foi construída através da inter-relação de ações como: observação do ambiente escolar, diagnóstico da escola e planejamento das aulas. RESULTADOS: O primeiro contato com a realidade escolar da rede pública proporcionou vários receios e dúvidas. Porém, houve motivações e novas perspectivas ao perceber que os alunos se mostraram motivados com a inserção do subprojeto no meio escolar e ao mesmo tempo demonstraram interesse em querer aprender e conhecer coisas diferentes relacionadas à Educação Física. Esse fato motivou os licenciados a dedicarem e buscarem o melhor, para tentar modificar a realidade das aulas de Educação Física no âmbito escolar daquela escola. CONCLUSÃO: Através da articulação entre a teoria e prática que o PIBID possibilita aos bolsistas, podemos estabelecer o contato direto com a realidade e dinâmica escolar. Logo, a participação no subprojeto foi essencial para que pudéssemos perceber os desafios existentes na rede pública de ensino em relação á disciplina de Educação Física.Downloads
Referências
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