RELATO DE EXPERIÊNCIA: A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Simone Maria da Silva Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Educação Básica, Educação Física, Ensino Médio.

Resumo

RESUMO INTRODUÇÃO: A aproximação dos discentes com a realidade escolar nos cursos de licenciatura, anteriormente ficava restrito ao momento do estágio curricular ofertados pelas universidades. Com isso, surgiram às políticas de iniciativas, visando fortalecer essa aproximação do discente com o seu futuro campo de atuação. Nessa perspectiva, o Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) em conjunto com as universidades vem criando novas possibilidades para que os licenciandos possuam maior vivência no contexto escolar na qual irá se inserir após sua formação. OBJETIVO: Este trabalho teve como objetivo relatar as experiências pedagógicas vivenciadas por bolsistas do PIBID no contexto do subprojeto de Educação Física da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em uma escola estadual do município de Maceió-AL. METODOLOGIA: O estudo constituiu-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa ação, partindo das experiências que foram vivenciadas com uma turma do ensino fundamental e cinco turmas do ensino médio numa escola estadual. A mesma foi construída através da inter-relação de ações como: observação do ambiente escolar, diagnóstico da escola e planejamento das aulas. RESULTADOS: O primeiro contato com a realidade escolar da rede pública proporcionou vários receios e dúvidas. Porém, houve motivações e novas perspectivas ao perceber que os alunos se mostraram motivados com a inserção do subprojeto no meio escolar e ao mesmo tempo demonstraram interesse em querer aprender e conhecer coisas diferentes relacionadas à Educação Física. Esse fato motivou os licenciados a dedicarem e buscarem o melhor, para tentar modificar a realidade das aulas de Educação Física no âmbito escolar daquela escola. CONCLUSÃO: Através da articulação entre a teoria e prática que o PIBID possibilita aos bolsistas, podemos estabelecer o contato direto com a realidade e dinâmica escolar. Logo, a participação no subprojeto foi essencial para que pudéssemos perceber os desafios existentes na rede pública de ensino em relação á disciplina de Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMBROSETTI, Neusa Banhara et al. Contribuições do PIBID para a formação inicial de professores: o olhar dos estudantes.Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 4, n. 1, p.151-174, jan. 2013.

FIGUEIREDO, Otonny Alves; LISBOA, Maria Goretti da Cunha; GONZAGA, Jozilma de Medeiros. A Contribuição do Pibid na Formação de Professores: Um Relato de Experiência. 2015. Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2016.

FRANCO, Maria Estela dal Pai; BORDIGNON, Luciane Spanhol; NEZ, Egeslaine de. Qualidade na Formação de Professores: Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) Como Estratégia Institucional. 2012. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/view/2061/744>. Acesso em: 30 jul. 2016.

HAUSCHILD, Cristiane Antonia et al. As Contribuições do Pibid Para a Formação Profissional Docente a Partir Da Visão de Licenciandos. Caderno Pedagógico: ISSN 1983-0882, Lajeado, v. 12, n. 2, p.81-92, 2015.

HILGEMANN, Clarice Marlene et al. Vivências no Pibid: Contribuições à Formação Docente. Revista Destaques Acadêmicos, Lajeado, v. 5, n. 2, p.31-38, 2013.

RAUSCH, Rita Buzzi; FRANTZ, Matheus Jurgen. Contribuições do Pibid à Formação Inicial de Professores na Compreensão de Licenciandos Bolsistas. Atos de Pesquisa em Educação: ISSN 1809-0354, Blumenau, v. 8, n. 2, p.620-641, maio 2013. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n2p620-641>. Acesso em: 30 jul. 2016.

PINTO, Eliane Ap. Toledo; et al. A contribuição do PIBID para a formação de licenciandos. Mimesis, Bauru, v. 5, n. 1, p. 75-94, 2014.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

da Silva, S. M. (2016). RELATO DE EXPERIÊNCIA: A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/2865

Edição

Seção

Resumo - Educação Física