UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DA PARTICULAR DE ARACAJU

Autores

  • Monique dos Santos Universidade Tiradentes
  • CLESBERTON SANTOS REIS
  • GLÍCIA CLAIANE DOS SANTOS
  • Gracielle Costa Reis

Palavras-chave:

Estágio. Educação Física. Prática.

Resumo

INTRODUÇÃO: Promover o primeiro contato que o aluno tem com seu futuro campo de atuação é a função do Estágio Supervisionado de Ensino II. Segundo Pimenta e Lima (2004, p. 153) o estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia-a-dia. O estágio supervisionado vai muito além de um simples cumprimento de exigências acadêmicas (OLIVEIRA E CUNHA, 2006). Ele é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Além de ser um importante instrumento de integração entre universidade, escola e comunidade (FILHO, 2010, p. 13). OBJETIVO: Este trabalho tem como objetivo analisar os aspectos físicos, pedagógicos e sociais da Instituição escolar, além de propor aos acadêmicos de Educação Física que experimentem e conheçam diferentes práticas corporais sistematizadas, compreendendo-as como produções culturais dinâmicas, diversificadas e contraditórias. METODOLOGIA: Foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre os conteúdos propostos pelos os professores, logo após foi escolhido um campo de estágio cadastrado pela Universidade para ser feita a pesquisa de campo. O instrumento para a coleta de dados consistiu de um questionário contendo 30 perguntas com respostas de múltipla escolha e abertas, relacionadas a aspectos estruturais, pedagógicos e administrativos como também foram utilizados relatos de experiência a partir das observações e regências ocorridas durante as aulas de educação física. O presente estudo teve como população crianças do ensino fundamental I de uma Unidade de Ensino da rede particular. RESULTADOS: A escola é adaptada para receber crianças com deficiência. Dispõe de uma ampla área para esporte e lazer das crianças. Possui materiais de todas as modalidades esportivas, além de atender fielmente ao seu Projeto político pedagógico. Atualmente tem 1500 alunos ativos e mais de 300 funcionários. A educação física possui 23 professores e cada turma tem aula 2 vezes por semana. Pudemos vivenciar a modalidade Karatê, onde desenvolvemos as técnicas de ataque e defesa e o Kata, já na modalidade Judô, as técnicas de desequilíbrio, pegada, esquiva, projeção, queda, pegada e imobilização, sempre com atividades lúdicas e adaptadas para cada faixa etária. Nas turmas dos 2º, 3º, 4º e 5º anos, desenvolvemos o tema esporte com as modalidades voleibol e futsal, através do contexto histórico, regras e fundamentos técnicos. Utilizando os métodos analítico e global através das abordagens tecnicista e desenvolvimentista. Podemos citar como pontos positivos, a interação com o ambiente escolar, a grande cooperação dos professores colaboradores e a participação ativa dos alunos nas atividades desenvolvidas, além do privilégio de conhecer um pouco mais de algumas modalidades que não tínhamos vivenciado antes. CONCLUSÃO: Analisando-se os resultados conclui-se que o Estágio Supervisionado de Ensino II foi de grande importância para a futura carreira profissional, pois podemos vivenciar a realidade do futuro campo de trabalho, desenvolvendo o que foi abordado na Universidade e adquirindo conhecimentos através da relação docentes-discentes, desta maneira se tornando um momento único para vida acadêmica.

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Referências

BRASIL. Lei n° 9394 de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 21 abril. 2016.

FILHO, A. P. O Estágio Supervisionado e sua importância na formação docente. Revista Partes. 2010. Disponível em: http://www.partes.com.br/educacao/estagiosupervisionado.asp>. Acesso em: 18 abril. 2016.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

OLIVEIRA, E.S.G.; CUNHA, V.L. O estágio Supervisionado na formação continuada docente a distância: desafios a vencer e Construção de novas subjetividades. Publicación en línea. Murcia (España). Año V. Número 14.- 31 de Marzo de 2006.

PIMENTA, S.G.; LIMA, M.S.L. Estágio e Docência. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

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Publicado

2016-11-23

Como Citar

Santos, M. dos, REIS, C. S., DOS SANTOS, G. C., & Reis, G. C. (2016). UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DA PARTICULAR DE ARACAJU. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/2862

Edição

Seção

Resumo - Educação Física