RELAÇÃO DAS MEDIDAS ANTROPOMÉTRICA NA MEIA IDADE

Autores

  • Nathan Fontes Valença
  • JOSE EDUARDO DE ARAÚJO SANTANA
  • RYCHARD CORREIA DOS SANTOS
  • TAMARA MARIA DE ANDRADE SANTANA
  • NARA MICHELLE MOURA SOARES MICHELLE MOURA SOARES

Palavras-chave:

Meia idade, Índice ponderal, Peso corporal

Resumo

INTRODUÇÃO: Os artigos pesquisados resumem que a antropometria é um instrumento importante para avaliação nutricional. Fala também que com os avanços tecnológicos as pessoas ficam cada dia mais sedentárias, adquirindo uma obesidade que contribui para o desenvolvimento de doenças crônicas. OBJETIVOS: Analisar através de medidas antropométricas a classificação de cada indivíduo. METODOLOGIA: Fomos no decs pesquisar as palavras chaves: “Meia idade”, “Índice ponderal” e “Peso corporal”, em seguida levamos as palavras ao Google acadêmico, onde colocando-as entre aspas pesquisamos 5 artigos. RESULTADOS: Foram amostrados valores médios de massa muscular e o índice corporal. A antropometria é um instrumento importante para avaliação nutricional, oferece informações sobre o crescimento e desenvolvimento, sempre usado por ser um método de baixo custo, universalmente aplicável e aceitável pela população.(Menezes, Marucci, 2010)."Com os avanços tecnológicos, as pessoas cada vez mais ficam menos ativas, fato que, somado aos maus hábitos alimentares podem acarretar alguns distúrbios hipocinéticos, como sobrepeso e obesidade".(GUIMARÃES; LOPES; SCHMIDT, 2014). " Com isso, vem à tona a importância de uma atenção básica a saúde da população. As doenças de cunho cardiovascular e metabólico [...], entre inúmeras outras causam muitas despesas aos cofres públicos".(OLIVEIRA; BRUNO, 2013). Segundo Picon et al. (2007, p.444) a obesidade contribui para o desenvolvimento de várias doenças crônicas, incluindo a doença arterial coronariana [...], diabetes melito tipo 2 (DM2), levando a um maior risco de complicações cardiovasculares e morte. "Devido aos inúmeros males associados à obesidade, esta já vem sendo definida como uma doença crônica não transmissível [...] que afeta praticamente todas as idades, grupos socioeconômicos e ameaça tanto os países desenvolvidos quanto os subdesenvolvidos".(HAUN; PITANGA; LESSA, 2009, p.705).Sendo por isso crucial na avaliação do estado físico e no controle de diversas variáveis que estão envolvidas durante uma prescrição de treinamento, promoção da saúde, associadas principalmente a obesidade, partindo para uma proposta de não apenas medir ou avaliar. CONCLUSÃO: Analisando os artigos, vemos que eles se completam, enquanto um fala das medidas que definem os níveis de sobrepeso e obesidade, por exemplo, outros relatam o prejuízo à saúde causado pelo sedentarismo advindo de uma população cada dia mais conectado com a tecnologia e menos em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARO DE LOLIO, CECÍLIA; ROSÁRIO DIAS DE OLIVEIRA LATORRE, MARIA. Prevalência de obesidade em localidade do Estado de São Paulo, Brasil, 1987. vol.25 no.1 São Paulo Feb. 1991.

NOBRE DE MENEZES, TARCIANA; DE FÁTIMA NUNES MARUCCI, MARIA. Avaliação antropométrica de idosos residentes em Instituições de Longa Permanência de Fortaleza-CE, Rio de Janeiro, 2010

XAVIER PICON, PAULA; BAUERMAN LEITÃO, CRISTIANE; GERCHMAN, FERNANDO; JOBIM DE AZEVEDO, MIRELA; PINHO SILVEIRO, SANDRA; LUIZ GROSS; HENRIQUE CANANI, LUIZ. Medida da cintura e razão cintura/quadril e identificação de situações de risco cardiovascular: estudo multicêntrico em pacientes com diabetes melito tipo 2, São Paulo, vol.51, n.3, p. 443-449, 2007.

GONÇALVES DE OLIVEIRA, EMERSON; MACHADO BAZARELE BRUNO, GIANCARLO. A antropometria como determinante de fator de risco ao desenvolvimento de doenças cardíacas e metabólicas relacionadas ao Perfil de Estilo de Vida Individual, Buenos Aires, n.179, 2013.

MARIA BISMARCK-NASR, ELIZABETH; FERNANDA PETROLI FRUTUOSO, MARIA; MARIA DIANEZI GAMBARDELLA, ANA. Relação entre índice ponderal ao nascer e excesso de peso corporal em jovens, Rio de Janeiro, 23(9):2064-2071, set, 2007.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

Valença, N. F., DE ARAÚJO SANTANA, J. E., DOS SANTOS, R. C., DE ANDRADE SANTANA, T. M., & MOURA SOARES, N. M. M. S. M. (2016). RELAÇÃO DAS MEDIDAS ANTROPOMÉTRICA NA MEIA IDADE. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/2859

Edição

Seção

Resumo - Educação Física