PRECONCEITO NO FUTEBOL FEMININO

Autores

  • Jessica santos Almeida Universidade Tiradentes
  • Gledson silva dos santos de jesus
  • Robson Mauricio da silva santos
  • Airton douglas carvalho oliveira AIRTON DOUGLAS CARVALHO OLIVEIRA

Palavras-chave:

Preconceito. Futebol. Feminino.

Resumo

INTRODUÇÃO: O Futebol é um esporte que exige a força viril e músculos fortes, mesmo que, a presença feminina seja crescente na área esportiva, o cenário atual das mulheres tem que ser analisada com cautela, sendo a presença delas seja significativo ou não, ainda é menor do que a dos homens, vivenciando preconceitos resultantes de uma visão que impõe um modo prevalecente de feminilidade. Porém, as políticas de incentivo ao esporte feminino ainda são menores que para o masculino, sendo mais evidente no caso do futebol. OBJETIVOS: Observar o preconceito, diferenças e as dificuldades enfrentadas pelo futebol feminino, buscando discussões que possam reduzir os problemas oriundos do sexismo dentro das escolas e instituições de grande importância social. METODOLOGIA: São muitos os obstáculos a serem vencidos pelas mulheres, estes também em aspectos técnicos: como uma liga profissional, participação das mulheres nas comissões dos times e nas organizações que gerenciam o futebol. “Além, evidentemente, dos vários preconceitos e estereótipos que ainda cercam a prática da modalidade, tais como a associação de sua imagem à homossexualidade ou os perigos de choque nos órgãos de função reprodutiva (GOELLNER, 2005a)”. Torna-se necessário a transição nas normas e práticas educativas dentro das escolas, para que possam garantir o fim do preconceito no esporte. O esporte muitas vezes se traduz como um significativo componente de visibilidade da mulher na sociedade e no espaço público; muitos nomes que se destacaram como talentos esportivos são resultantes de lutas ao longo dos anos por conquistas nesse espaço marcadamente masculino. CONCLUSÃO: O preconceito no futebol feminino decorre de fatores sociais e culturais, que não só limita ao futebol, mas da esportividade feminina em geral, Há muito a ser realizado, e sugere-se nesse trabalho que as práticas sejam readequadas, e que seu começo se dê nas instituições de ensino e nas políticas públicas de incentivo, em um planejamento onde há a formação do cidadão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

LOURO, G. L., GOELLNER, S. V. (org.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007b. p.41-52.

MOURÃO, L.; MOREL, M. As narrativas sobre o futebol feminino: o discurso da mídia impressa em campo. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 26, p. 73-86, 2005

GOELLNER, S. V. Mulheres e futebol no Brasil: entre sombras e visibilidades. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 143- 51, abr./jun. 2003.

DARIDO, S. C. Futebol feminino no Brasil: do seu início à prática pedagógica. Motriz, Rio Claro, v. 8, n. 2, p. 6-15, 2002.

GOELLNER, S. V. A educação física e a construção do corpo da mulher: imagem de feminilidade. Revista Motrivivência, Florianópolis: UFSC, ano XII, n.16, p. 35-52, mar. 2001.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-11-23

Como Citar

Almeida, J. santos, de jesus, G. silva dos santos, da silva santos, R. M., & carvalho oliveira, A. douglas. (2016). PRECONCEITO NO FUTEBOL FEMININO. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/2853

Edição

Seção

Resumo - Educação Física