Nível de Habilidades Motoras: Relação entre crianças hiperativas e não hiperativas de 07 a 10 anos
Palavras-chave:
Habilidades Motoras, Hiperatividade, Padrões Fundamentais do Movimento.Resumo
Introdução: Ao longo dos anos o desenvolvimento humano vem sendo constantemente alvo de estudos para pesquisadores e educadores. No curso das últimas décadas, o estudo do transtorno por déficit de atenção / hiperatividade (TDAH), tem fascinado o interesse de pesquisadores da medicina, psicologia e educação. Estudos demonstram que as características do transtorno são mais demonstradas em idade escolar, sendo o profissional da educação um dos mais indicados para fazer o encaminhamento de crianças para um diagnóstico especializado, devido a sua convivência quase que diária com elas. Objetivo: Verificar o Nível de habilidades motoras em crianças hiperativas e não hiperativas de 07 a 10 anos. A pesquisa desenvolvida foi direta do tipo descritiva com enfoque quantitativo. Metodologia: Os sujeitos foram 16 (dezesseis) alunos, sendo 8 (oito) caracterizados como hiperativos 8 (oito) não hiperativos. Os materiais e métodos utilizados foram: análise documental, ficha de observação e a matriz analítica proposta por Gallahue (2005). Resultados: É demonstrada a importância da realização de atividades que estimulem o desenvolvimento das habilidades básicas (manipulativas, locomotoras e estabilizadoras) dos escolares. Conclusão: As diferenças entre as crianças hiperativas e não hiperativas dão-se no sentido de suas particularidades, e parte do professor observar e proporcionar atividades adequadas para o desenvolvimento para a formação integral da criança.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-11-23
Como Citar
SOUZA, L. M. V., & ARAUJO, S. S. D. (2016). Nível de Habilidades Motoras: Relação entre crianças hiperativas e não hiperativas de 07 a 10 anos. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/2838
Edição
Seção
Resumo - Educação Física