RELAÇÃO ENTRE OS NÍVEIS DE HABILIDADES MOTORAS E A FLEXIBILIDADE EM ESCOLARES DE 11 A 12 ANOS DE IDADE
Palavras-chave:
Habilidades Motoras, Flexibilidade, Padrões Fundamentais do Movimento.Resumo
Introdução: O presente estudo investiga a relação entre o nível de habilidades motoras e a flexibilidade em crianças de 11 a 12 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leandro Maciel. Tem como autores base Gallhaue (2005) que possibilitou compreender os conceitos dos níveis de habilidades motoras e Dantas (1999) no que se refere sobre a flexibilidade. Objetivo: Verificar a associação entre o desenvolvimento das habilidades motoras e o nível de flexibilidade em escolares da 5ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leandro Maciel. Metodologia: A pesquisa desenvolvida foi direta do tipo descritiva com enfoque quantitativo. Os sujeitos foram 24 (vinte e quatro) alunos, sendo 12 (doze) tanto do sexo masculino como do sexo feminino. Os materiais e métodos utilizados foram: ficha de observação e filmagem, teste de sentar e alcançar de Wells e Dillon (1952), utilizando-se o banco de Wells e a matriz analítica proposta por Gallahue (2005). Resultados: Com base nos resultados obtidos neste estudo pode-se concluir que houve uma maior prevalência de escolares, em todas as tarefas, nos níveis iniciais e elementares da habilidade motora. Em termos absolutos a flexibilidade apresentou-se maior nas fases iniciais do desenvolvimento motor. Conclusão: Verificou-se que a aptidão física relacionada à saúde e o desenvolvimento motor de crianças, sejam motivo de grande interesse para todos os profissionais diretamente relacionados ao convívio com crianças e nas fases iniciais da adolescência, pois o fomento às mais variadas tarefas motoras nesta fase favorecerá a melhoria das capacidades motoras, como visto com respeito à flexibilidade.Downloads
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Referências
AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE (ACSM). Diretrizes do acsm para os testes de esforço e sua prescrição. 6ª ed. Guanabara koogan. 2003.
DANTAS, Estélio H.M. Flexibilidade: alongamento e flexionamento. 3ª ed. Rio de Janeiro: Shape, 1995.
ECKERT, Helen M. Desenvolvimento Motor. 3ª ed. São Paulo: Manole, 1993.
GALLAHUE, David L. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 3ª ed. São Paulo: Phorte, 2005. 600p.
MARINS, João Carlos Bouzas et al. Avaliação e prescrição de atividade física:
guia prático. 2ª ed. Rio de Janeiro: Shape, 1998.
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Publicado
2016-11-23
Como Citar
SOUZA, L. M. V. (2016). RELAÇÃO ENTRE OS NÍVEIS DE HABILIDADES MOTORAS E A FLEXIBILIDADE EM ESCOLARES DE 11 A 12 ANOS DE IDADE. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/2837
Edição
Seção
Resumo - Educação Física