Abordagem Critica Emanciptória Numa Perspectiva Engajada na Educação Física Escolar Aplicada ao Esporte

Autores

  • jamile santa barbara de santana santa barbara de santana universidade tiradentes

Palavras-chave:

Palavras-chaves, Educação Física Escolar, Abordagem Pedagógica Crítica Emancipatória, Autonomia.

Resumo

ABORDAGEM CRÍTICA-EMANCIPATÓRIA NUMA PERSPECTIVA ENGAJADA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR APLICADA AO ESPORTE AUTORA: JAMILE SANTA BÁRBARA DE SANTANA Jamilesbs@hotmail.com Universidade Tiradentes, Aracaju, Sergipe, Brasil. NARA MICHELLE MOURA SOARES (CREF: 1.090-G/SE) Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, Brasil. Palavras-chaves: Educação Física Escolar, Abordagem Pedagógica Crítica Emancipatória, Autonomia. INTRODUÇÃO: O presente trabalho que será exposto consiste em discutir sobre qual a importância de se trabalhar com a abordagem Crítica-Emancipatória no ensino da educação física escolar aplicada ao esporte, que vem a ser considerado como o movimento da cultura corporal na sociedade, tendo como eixo temático a Educação Física Escolar. OBJETIVOS: Compreender as finalidades que essa abordagem proporciona ao ser trabalhado na escola numa perspectiva de levar ao aluno a desvendar e solucionar as problemáticas apresentadas pelo docente, comprometendo no desenvolvimento numa concepção crítica e autônoma relacionada às práticas esportivas.METODOLOGIA: Com isso neste trabalho é abordado os conceitos e as concepções da mesma, sendo apresentados a base e os preceitos e por fim as perspectivas que ela trás ao sujeito que se aproveita desta abordagem pedagógica além de acrescentar à abordagem Crítica Emancipatória nas aulas de Educação Física Escolar assim melhor desenvolver o trabalho político e pedagógico, além de construir um sujeito critico, autônomo e reflexivo pronto para o seu contexto social, na formação de sujeitos críticos e autônomos para a transformação da realidade em que estão inseridos, por meio de uma educação de caráter crítico, reflexivo. De acordo com KUNZ (2004), Para ensinar os esportes aos alunos devem-se observar pelo menos as experiências anteriores dos alunos nas modalidades que se pretende ensinar. (KUNZ. 2004, p.18 ) A Abordagem critica emancipatória de KUNZ (2004) destaca pontos importantes para o aprendizado e para autonomia do sujeito, assim que afirma novamente que o principal conteúdo do trabalho pedagógico da Educação Física Escolar é o movimento humano. RESULTADOS: A abordagem critica emancipatória está juntamente voltada para um ensino libertário e crítico, construindo no individuo concepções de diferentes possibilidades de escolhas e de auto reflexão. É uma ferramenta base para a produção desse trabalho que é de fato uma pesquisa em andamento. CONCLUSÃO: Está abordagem possibilita aproximação entre aluno e professor, deixando claro que o educador está para fazer a ligação de ideias entre os alunos no ambiente escolar. Com o contexto sociocultural do aluno. Referências Bibliográficas: ELENOR. KUNZ Transformação Didática– Pedagógica do Esporte, 7 ED,RioGrande Do Sul:Unijuí2004,p.121 HENKLEIN, Ana Paula e SILVA, Marcelo Moraes. A Concepção Critico-Emancipatória: Avanços e Possibilidades para a Educação Física Escolar. UFPR, Curitiba-PR. S/A FERNANDES, A. As Abordagens Pedagógicas Renovadoras na Educação Física Escolar e a Autonomia: algumas reflexões. UNESP, Rio Claro-SP. 2008 MARIMON, Tzusy Estivalet de Mello. Paulo Freire e as Metodologias Críticas da Educação Física: Influências e Aproximações. (PPGE – UNINOVE), São Paulo. S/A ELENOR. KUNZ Transformação Didática– Pedagógica do Esporte, 7 ED,RioGrande Do Sul:Unijuí2004 p.18

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Biografia do Autor

jamile santa barbara de santana santa barbara de santana, universidade tiradentes

ABORDAGEM CRÍTICA-EMANCIPATÓRIA NUMA PERSPECTIVA ENGAJADA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR APLICADA AO ESPORTE AUTORA: JAMILE SANTA BÁRBARA DE SANTANA Jamilesbs@hotmail.com Universidade Tiradentes, Aracaju, Sergipe, Brasil. NARA MICHELLE MOURA SOARES (CREF: 1.090-G/SE) Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, Brasil. Palavras-chaves: Educação Física Escolar, Abordagem Pedagógica Crítica Emancipatória, Autonomia. INTRODUÇÃO: O presente trabalho que será exposto consiste em discutir sobre qual a importância de se trabalhar com a abordagem Crítica-Emancipatória no ensino da educação física escolar aplicada ao esporte, que vem a ser considerado como o movimento da cultura corporal na sociedade, tendo como eixo temático a Educação Física Escolar. OBJETIVOS: Compreender as finalidades que essa abordagem proporciona ao ser trabalhado na escola numa perspectiva de levar ao aluno a desvendar e solucionar as problemáticas apresentadas pelo docente, comprometendo no desenvolvimento numa concepção crítica e autônoma relacionada às práticas esportivas.METODOLOGIA: Com isso neste trabalho é abordado os conceitos e as concepções da mesma, sendo apresentados a base e os preceitos e por fim as perspectivas que ela trás ao sujeito que se aproveita desta abordagem pedagógica além de acrescentar à abordagem Crítica Emancipatória nas aulas de Educação Física Escolar assim melhor desenvolver o trabalho político e pedagógico, além de construir um sujeito critico, autônomo e reflexivo pronto para o seu contexto social, na formação de sujeitos críticos e autônomos para a transformação da realidade em que estão inseridos, por meio de uma educação de caráter crítico, reflexivo. De acordo com KUNZ (2004), Para ensinar os esportes aos alunos devem-se observar pelo menos as experiências anteriores dos alunos nas modalidades que se pretende ensinar. (KUNZ. 2004, p.18 ) A Abordagem critica emancipatória de KUNZ (2004) destaca pontos importantes para o aprendizado e para autonomia do sujeito, assim que afirma novamente que o principal conteúdo do trabalho pedagógico da Educação Física Escolar é o movimento humano. RESULTADOS: A abordagem critica emancipatória está juntamente voltada para um ensino libertário e crítico, construindo no individuo concepções de diferentes possibilidades de escolhas e de auto reflexão. É uma ferramenta base para a produção desse trabalho que é de fato uma pesquisa em andamento. CONCLUSÃO: Está abordagem possibilita aproximação entre aluno e professor, deixando claro que o educador está para fazer a ligação de ideias entre os alunos no ambiente escolar. Com o contexto sociocultural do aluno. Referências Bibliográficas: ELENOR. KUNZ Transformação Didática– Pedagógica do Esporte, 7 ED,RioGrande Do Sul:Unijuí2004,p.121 HENKLEIN, Ana Paula e SILVA, Marcelo Moraes. A Concepção Critico-Emancipatória: Avanços e Possibilidades para a Educação Física Escolar. UFPR, Curitiba-PR. S/A FERNANDES, A. As Abordagens Pedagógicas Renovadoras na Educação Física Escolar e a Autonomia: algumas reflexões. UNESP, Rio Claro-SP. 2008 MARIMON, Tzusy Estivalet de Mello. Paulo Freire e as Metodologias Críticas da Educação Física: Influências e Aproximações. (PPGE – UNINOVE), São Paulo. S/A ELENOR. KUNZ Transformação Didática– Pedagógica do Esporte, 7 ED,RioGrande Do Sul:Unijuí2004 p.18

Referências

ELENOR. KUNZ Transformação Didática– Pedagógica do Esporte, 7 ED,RioGrande Do Sul:Unijuí2004,p.121

HENKLEIN, Ana Paula e SILVA, Marcelo Moraes. A Concepção Critico-Emancipatória: Avanços e Possibilidades para a Educação Física Escolar. UFPR, Curitiba-PR. S/A

FERNANDES, A. As Abordagens Pedagógicas Renovadoras na Educação Física Escolar e a Autonomia: algumas reflexões. UNESP, Rio Claro-SP. 2008

MARIMON, Tzusy Estivalet de Mello. Paulo Freire e as Metodologias Críticas da Educação Física: Influências e Aproximações. (PPGE – UNINOVE), São Paulo. S/A

ELENOR. KUNZ Transformação Didática– Pedagógica do Esporte, 7 ED,RioGrande Do Sul:Unijuí2004 p.18

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Publicado

2016-11-23

Como Citar

santa barbara de santana, jamile santa barbara de santana. (2016). Abordagem Critica Emanciptória Numa Perspectiva Engajada na Educação Física Escolar Aplicada ao Esporte. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/2833

Edição

Seção

Resumo - Educação Física