ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM-TREINAMENTO NO BASQUETEBOL EM PERSPECTIVA AO CONHECIMENTO TÁTICO.
Palavras-chave:
PALAVRAS CHAVE, TREINAMENTO DESPORTIVO, PERIODIZAÇÃO, MODELOS DE PERIODIZAÇÃO.Resumo
INTRODUÇÃO: Nos jogos desportivos em grupo exige-se do atleta uma adequada capacidade para a tomada de decisões táticas bem como eficiência e eficácia na execução das ações técnicas. De acordo com Moreno e Ribas (2004), o vetor predominante das tarefas motoras refere-se aos aspectos informacionais, perceptivos e de tomada de decisão. Nesse contexto toda ação que um atleta realiza, nas diferentes situações de jogo com as quais se defronta, tem uma finalidade tática (MORALES, 2007). A ação tática nos contempla pressupostos cognitivos indispensáveis à solução das tarefas e problemas que o jogo apresenta (GARGANTA, 2004). A cognição é constituída por um conjunto de processos psicológicos que condicionam a aquisição e o desenvolvimento do conhecimento técnico - tático, tanto declarativo quanto processual (GRECO, 1999). No processo de ensino-aprendizagem treinamento, a estruturação das atividades e a distribuição de conteúdos, assumem especial importância, pois as atividades planificadas constituem-se em um dos mais importantes meios para melhoria do rendimento dos jogadores nos diferentes níveis de expressão da sua performance (SAAD, 2002). Portanto torna-se importante conhecer as metodologias que estão sendo aplicadas, e compará-las a luz das sugestões existentes na literatura. OBJETIVO: O objetivo do presente estudo consistiu observar e descrever a metodologia aplicada pelos treinadores da categoria mini-basquete (10 a 12 anos) bem como analisar a influência das metodologias adotadas sobre o nível de rendimento do conhecimento tático processual. METODOLOGIA: Estudo com base em revisão bibliográfica a partir de artigos científicos disponíveis na mídia digital. RESULTADOS: Os resultados de Morales e Greco (2007) confirmam a existência de diferenças significativas no parâmetro inteligência tática nos escores entre o pré-teste e o pós-teste nas três equipes. No estudo de Pinho et al (2007) com predominância de utilização do método situacional - global funcional, houve uma melhora no total de pontos obtidos do pré-teste para o pós-teste. Além disso, a mediana e a moda apresentaram um valor de 4 pontos no pré-teste. Já no pós-teste, o valor da mediana e da moda foi de 6 pontos, indicando valores significativos. CONCLUSÃO: Os estudos das influências dos métodos de ensino aprendizado-treinamento levam em consideração a necessidade de ajuste dos mesmos às diferentes teorias psicológicas que lhes dão sustentação. Cada método representa um caminho que o professor pode escolher para desenvolver as potencialidades dos seus alunos. Portanto, torna-se necessário o conhecimento das teorias e das relações entre estas para que o professor realize uma prática pedagógica melhor direcionada.Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
GRAÇA, A.; MESQUITA, I. Ensino do desporto. In: TANI, G.; BENTO, J.O.; PETERSEN, R.D.S (Eds.). Pedagogia do desporto. Rio de Janeiro; Guanabara Koogan, 2006. p.207-18.
GRECO, P.J. Cognição e ação. In: SAMULSKI, D. (Ed.). Novos conceitos em treinamento esportivo. Belo Horizonte: CENESP/ UFMG/Publicações Indesp, 1999. p.119-53.
GRECO, P.J.; BENDA, R.N. (Orgs.). Iniciação esportiva universal: da aprendizagem motora ao treinamento técnico. Belo Horizonte: UFMG, 1998. v.1.
PÉREZ MORALES, J.C. & GRECO, P.J. A influência de diferentes metodologias de ensino-aprendizagem-treinamento no basquetebol sobre o nível de conhecimento tático processual . Rev. bras. Educ. Fís. Esp., São Paulo, v.21, n.4, p.291-99, out./dez. 2007 •
PINHO, Silvia Teixeira de et al . Método situacional e sua influência no conhecimento tático processual de escolares. Motriz: rev. educ. fis. (Online), Rio Claro , v. 16, n. 3, p. 580-590, Sept. 2010
GRIFFIN, L.L.; MITCHELL, S.A.; OSLIN, J.L. Teaching sport concepts and skills: a tactical approach. Champaign: Human Kinetics, 1997.
KRÖGER, C.; ROTH, K. Escola da bola: um abc para iniciantes nos jogos esportivos. São Paulo: Phorte, 2002.
MARINA, J.A. Teoria da inteligência criadora. Lisboa: Caminho da Ciência/Anagrama, 1995 MEMMERT, D. Diagnostik Taktischer Leistungskomponenten: Spieltestsituationen und Konzeptorientierte Expertenratings. 2002. Tese (Doutorado) - Universidade de Heidelberg, Heidelberg.