MODELOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA INICIAÇÃO DO BASQUETEBOL EM CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Alberto Philippe Araujo Pinto Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

BASQUETEBOL, CIÊNCIAS DO DESPORTO, MODELOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM.

Resumo

INTRODUÇÃO: A fase inicial de crianças e jovens ao esporte tem sido uma excelente área de reflexão sobre as Ciências do Desporto. A demasiada investigação e reflexão com a produção de conhecimentos, tem justificado a realização de novos estudos no qual as situação-problema abordados estão relacionados à forma como deve ocorrer a iniciação aos desportos, e sua origem está na prática cotidiana do processo de ensino-aprendizagem implementado na realidade escolar (GRECO, 2002). Os novos estudos demonstram maior relevância aos aspectos cognitivos, à tomada de decisão, à dimensão tática, aspectos anteriormente negligenciados quer no ensino, quer na investigação. Demonstra-se agora que a estrutura do jogo deve servir de base para a estruturação das tarefas de ensino (RAMOS, 2006). Contudo, o novo modo que está sendo vista das inúmeras transformações ocorridas na Educação Física, proveniente das novas reflexões cientificas nas últimas décadas, tem sido de grande importância para uma alteração significativa na atuação do professor em aula. A estrutura mais usual de aula apresenta uma preparação inicial, uma segunda parte destinada à aprendizagem e aperfeiçoamento da técnica de jogo, e na terceira etapa realiza-se o jogo propriamente dito, o qual serve de contexto para o aluno aplicar os comportamentos aprendidos. Nesta perspectiva, ao ensinar o gesto desportivo, o professor necessita promover um ambiente de aprendizagem que permita aos alunos compreender o significado das suas ações e assim fomentar o desenvolvimento da capacidade tática do jogador. OBJETIVOS: O objetivo desta pesquisa foi descrever as atividades de ensino do basquetebol em contexto escolar de estudantes universitários de Educação Física em situação de estágio supervisionado, respondendo uma questão principal sobre como os jogos desportivos são ensinados na escola. No caso particular desta pesquisa, como os estudantes estagiários de Educação Física o fazem. METODOLOGIA: Estudo com base em revisão bibliográfica a partir de artigos científicos disponíveis na mídia digital. RESULTADOS: Os resultados mostram que dois estagiários utilizaram-se da metodologia analítica e destinaram mais tempo de suas aulas ao ensino dos fundamentos técnicos da modalidade desportiva em questão. Quanto às condições das tarefas de aprendizagem, estes estagiários empregaram principalmente exercícios para o desenvolvimento de fundamentos individuais de ataque e exercícios de combinação destes fundamentos individuais. As progressões de exercícios foram realizadas, em sua maioria, sem oposição do adversário. O terceiro estagiário utilizou-se da metodologia de ensino para a compreensão do jogo, destinando a maior parte de suas aulas aos conteúdos da tática individual e de grupo. (GRECO, 2002) CONCLUSÃO: Os conhecimentos obtidos na formação inicial em Educação Física são as principais fontes de sustentação metodológica para a implementação de suas propostas. Estes estudantes apresentaram conhecimentos importantes sobre os conteúdos do basquetebol, sobre as estratégias e sobre os propósitos para o ensino, mas a falta de maior integração destes conhecimentos para o ensino aponta para características da prática pedagógica de professores novatos, definidas na linha de investigação sobre o pensamento do professor, relativamente às comparações entre professores experientes e novatos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Philippe Araujo Pinto, Universidade Tiradentes

Departamento de Educação Física

Referências

ALVES, F.C. A triangulação enquanto técnica de validação qualitativa. Revista Portuguesa de Pedagogia, Coimbra, v.36, n.1/2, p.77-87, 2002.

ALVES-MAZZOTTI, A.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 2004.

BAYER, C. O ensino do desportos colectivos. Lisboa: Dinalivro, 1994.

BERTALANFFY, L.V. Teoria geral dos sistemas. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 1977.

BOTA, I.; COLIBABA-EVULET, D. Jogos desportivos colectivos: teoria e metodologia. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.

BUNKER, D.; THORPE, R. A model for the teaching of games in secondary schools. Bulletin of Physical Education, v.18, n.1, p.5-8, 1982.

BYRA, M.; SHERMAN, M.A. Preactive and interactive decision-making tendencies of less and more experienced preservice teachers. Research Quarterly for Exercise and Sport, Washington, v.64, n.1, p.46-55, 1993.

CLARK, C.M.; PETERSON, P.L. Procesos de pensamiento de los docentes. In: WITTROCK, M. (Ed.). La investigación de la enseñanza III: profesores y alumnos. Barcelona: Paidós Educador, 1989. p.443-538.

DAOLIO, J. Jogos esportivos coletivos: dos princípios operacionais aos gestos técnicos-modelo pendular a partir das idéias de Claude Bayer. Revista Brasileira Ciência e Movimento, Brasília, v.10, n.4, p.99-104, 2002.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

Araujo Pinto, A. P. (2016). MODELOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA INICIAÇÃO DO BASQUETEBOL EM CONTEXTO ESCOLAR. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/2823

Edição

Seção

Resumo - Educação Física