IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO IMFANTIL
Palavras-chave:
Educação Física, Anos iniciais, Criança.Resumo
INTRODUÇÃO: A partir de brincadeira e jogos podemos aprimorar as capacidades físicas básicas como saltar, correr, arremessar, pular, subir e com essas atividades as crianças estimulam a imaginação e aprende a respeitar as regras, o professor deve entender cada estagio de desenvolvimento, para estimular corretamente cada etapa. A lei 9394/96, no artigo 26, 3º paragrafo garante que deve ser ensinado educação física nas escolas, inclusive para crianças abaixo de seis anos. Apesar de bastante discutido, a educação física na educação infantil é respaldada por lei, tentando garantir da melhor forma possível o desenvolvimento das crianças. OBJETIVOS: Identificar o desenvolvimento da educação física escolar na educação infantil. METODOLOGIA: A partir da escolha das palavras-chave, identificadas no DeCS foi realizada uma pesquisa através do acervo bibliográfico da UNIT e pelo google acadêmico. RESULTADOS. A educação infantil compreende a idade de zero a cinco anos sendo que de zero a três anos o atendimento é ofertado em creches e de quatro a cinco anos em pré-escolas. A educação infantil como primeira etapa da educação básica, tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. A Educação Física tem um papel fundamental na Educação Infantil, pois possibilita diversidades de experiências e situações por meio de vivências. É a partir destas experiências que as crianças começam a usar mais facilmente a linguagem corporal, ajudando-a no seu desenvolvimento para a descoberta de capacidades intelectuais, cognitivas e afetivas. A Educação Física assume um papel extremamente significativo na Educação Infantil, pois é através do brincar que a criança explora seu corpo e interage com outras crianças. A Educação Física, segundo ROLIN (2004) ao surgir na Educação Infantil, teve como função instrumentalizar o aspecto psicomotor das crianças através de atividades que envolvam a área motora, o que, supostamente, possibilitaria um maior sucesso na alfabetização, dando suporte a aprendizagem de cunho cognitivo. CONCLUSÃO: As crianças de zero aos seis anos precisam ter acesso à atividade física pois é através dessas atividades que as crianças começam a ter experiências que levaram por toda sua vida. Sendo assim o professor de Educação Física deve lutar por esse espaço de trabalho e desenvolver ações que justifiquem a importância de sua atuação na Educação Infantil.Downloads
Referências
BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Ministério da Educação, 1996.
DARIDO, Suraya Cristina. A educação física na escola e a formação do cidadão. Rio Claro. 2001.
KUNZ, E. Didática da educação física, 2ª ed. Ijuí: Unijuí, 2001.
NEIRA, M.G. Educação física: desenvolvendo competências. São Paulo: Phorte, 2003.
PME. Documento base para a construção do plano municipal de educação de Aracaju. Aracaju, s/d.
ROLIM, L.R. O professor de educação física na educação infantil: uma revisão bibliográfica. Dissertação de Mestrado. Centro Universitário Nove de Julho – UNINOVE, 2004.
VIEIRA, M.S. Por uma educação física com sabor: possibilidades e desafios no ensino infantil. In: Anais do XV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e II Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Recife: CBCE.