Formação docente em Educação Física: O contexto do Pibid da Unoesc campus de Joaçaba
Palavras-chave:
Docentes, Educação Física e Treinamento, Ensino.Resumo
INTRODUÇÃO: O Pibid, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, é um programa da Capes que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira. O apoio do programa consiste na concessão de bolsas aos integrantes do projeto e no repasse de recursos financeiros para custear suas atividades. OBJETIVOS: Oportunizar aos acadêmicos a vivência no processo pedagógico de modo a intervir na promoção da saúde e qualidade de vida dos escolares por meio do desenvolvimento de suas habilidades motoras, bem como possibilitar a inserção na cultura escolar do magistério, por meio da apropriação e da reflexão sobre instrumentos, saberes e peculiaridades do trabalho docente. METODOLOGIA: A Unoesc participa do Pibid contemplando 16 cursos de formação de professores, 16 coordenadores de área, 64 professores supervisores das escolas da rede pública conveniada e 320 bolsistas de graduação (licenciandos). Participam do Pibid Educação Física, 2 escolas de educação básica envolvendo 1.120 crianças do ensino fundamental I e II. Cada escola possui um professor de Educação Física responsável pela supervisão de 10 bolsistas. Em 2014, quando da implantação do projeto, as equipes coletaram informações sobre a realidade escolar e desenvolveram projetos específicos que atendessem suas necessidades. Além das oito horas semanais que os bolsistas atuam diretamente nas escolas, os mesmos participam de reuniões de trabalho, planejamento e avaliação e oficinas de formação continuada. Dentre as ações desenvolvidas nas escolas conjuntamente com as atividades de docência, destacam-se os projetos do Recreio Divertido e Recreio Orientado. RESULTADOS: O Pibid proporciona a oportunidade de reflexão para a equipe pedagógica da escola, principalmente para o professor supervisor. Para os acadêmicos, o contato direto com os alunos possibilita vivenciar a prática da docência. As inovações metodológicas utilizadas para o planejamento das ações, mostra que é possível compartilhar responsabilidades e interesses, salientando que é necessário saber onde se quer chegar para traçar as estratégias de intervenção. CONCLUSÃO: O programa apresenta-se como um momento importante de crescimento aos acadêmicos, contribuindo de forma relevante na sua formação. As propostas desenvolvidas nas escolas têm proporcionado aos bolsistas oportunidades de aprender e ensinar práticas e metodologias inovadoras a partir dos problemas e desafios existentes no contexto das aulas de Educação Física na educação básica.
Downloads
Referências
BRASIL, Capes. Programa institucional de bolsa de iniciação à docência. Edital nº 061/2013, ago. 2013. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/Edital_061_2013_PIBID.pdf> Acesso em: 10 set. 2013.
GALVÃO, Z. Educação física escolar: a prática do bom professor. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. Vol. 1. Núm. 1. p.65-72. 2002.
MARCELLINO, N.C. Lazer e educação. 4ª. Ed. Campinas: Papirus, 1998. 164p.
PIMENTEL, Giuliano. Lazer: fundamentos, estratégias e atuação profissional. Jundiaí: Fontoura, 2003.
SILVA, Tiago Aquino da Costa e; GONÇALVES, Kaoê Giro Ferraz. Manual da lazer e recreação: o mundo lúdico ao alcance de todos. São Paulo: Phorte, 2010.
SOLER, R. Educação Física Escolar. Rio de Janeiro: Sprint. 2003.