ALTERAÇÃO HEMATOLÓGICA EM PACIENTES COM HIV DE UMA CAPITAL DO NORDESTE BRASILEIRO

Autores

  • Carla Tatiane Nascimento de Jesus Universidade Tiradentes
  • Leticia Cristina Batista dos Santos Universidade Tiradentes
  • Tatiana Maria Palmeira dos Santos Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

HIV, Anemia, Alterações hematológicas, Hemoglobina, Hematócrito

Resumo

INTRODUÇÃO: O vírus da Imunodeficiência humana (HIV) é o causador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA), conhecida como AIDS, sendo que esta doença compromete o sistema imunológico, responsável pela defesa do organismo de doenças. Nela ocorre alterações hematológicas e a mais comum entre elas é a anemia que pode ser gerada de vários fatores, podendo estar associada a infecções oportunistas, deficiências nutricionais e determinados medicamentos. OBJETIVO: Revisar os estudos da prevalência e valores dos equivalentes que podem gerar ou identificar anemia nos grupos estudados identificados com AIDS. METODOLOGIA: Participaram 120 pacientes HIV/AIDS, sendo 116 adultos e 4 idosos de ambos os sexos que recebem atendimento em uma Casa de Assistência a pessoas com AIDS localizada na capital sergipana. Os dados pertinentes ao trabalho foram coletados através de um questionário e aplicados pelos pesquisadores no mesmo dia da aferição dos dados antropométricos dos avaliados. Apenas exames realizados no intervalo máximo de três meses anterior à coleta de dados foram considerados. A anemia foi diagnosticada com Hb < 13,0 g/dL para homens, e Hb < 12,0 g/dL, para mulheres, de acordo com recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 2001. Os dados foram analisados descritivamente através de frequências absolutas e percentuais para as variáveis com categorias.

RESULTADOS: Os dados encontrados nos exames bioquímicos foram que 52,3% possuam o valor de hemoglobina abaixo do recomendado, identificando assim, a presença da anemia. CONCLUSÃO: Assim como descrito na literatura, anemia é a alteração hematológica mais frequente em pacientes HIV positivos. Então, conforme os resultados encontrados foram possíveis detectar as desordens da hemoglobina e hematócrito que levam a descoberta da anemia. Devido à alta prevalência dessas alterações, tem grande importância o pedido de hemograma em pacientes HIV positivas, visando acompanhar tais alterações para maior redução de doenças oportunistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

JANOTTA, CAROLINA DA COSTA. Alterações hematológicas em pacientes portadores do vírus HIV. Academia de Ciência e Tecnologia de São José do Rio Preto SP, 2015.

LEITE, O. H. M. Alterações hematológicas associadas a infecção pelo HIV, ainda um problema? Rev.bras.hematol.hemoter. v. 32, n. 1, p. 3-4, 2010.

SILVA, CLEBER LUÍS MAIA DA. Associação entre infecção pelo HIV e anemia – revisão de literatura. Monografia – Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Medicina da Bahia, 2012.

CANÇADO, RODOLFO D.; CHIATTONE, CARLOS S. Anemia de doença crônica. Rev.bras.hematol.hemoter. v.24, n.2, p. 127-36; 2002.

ALVES, L. A. G. B. et al. Prevalência de alterações hematológicas em mulheres com HIV/Aids assistidas em serviço especializado: relato de série de casos. Revista da AMRIGS, 2011; v. 55, n. 4, p. 324-26, .

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

Nascimento de Jesus, C. T., Batista dos Santos, L. C., & Palmeira dos Santos, T. M. (2016). ALTERAÇÃO HEMATOLÓGICA EM PACIENTES COM HIV DE UMA CAPITAL DO NORDESTE BRASILEIRO. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/2756

Edição

Seção

Resumo - Nutrição