EFEITO DO TREINAMENTO MENTAL NA CONCENTRAÇÃO PARA O ARREMESSO DE PESO

Autores

  • Paulo Emmanuel Nunes Rezende Universidade Federal de Sergipe
  • Thays Costa da Silva
  • Raphael Fabricio de Souza

Palavras-chave:

Treinamento mental, Arremesso de peso, Desempenho atlético.

Resumo

INTRODUÇÃO: O treinamento mental é um conceito complexo de diferentes habilidades mentais para o estabelecimento de metas, aumento da confiança, desenvolvimento da concentração, imaginação e controle da ansiedade. É considerado como uma possível estratégia de otimização da performance devendo ser realizado antes e durante a competição. Para tanto deve ser desenvolvido por indivíduos que já possuem experiência mínima no movimento a ser realizado a fim de potencializar o desenvolvimento de habilidades motoras e técnicas esportivas. OBJETIVO: Analisar o efeito do treinamento e da concentração mental na distância da queda do implemento do arremesso de peso. MÉTODOS: Foi verificado a distância do arremesso de peso de 10 estudantes de educação física do sexo masculino sob duas condições: Sem orientação ao treinamento mental (STM) e com orientação ao treinamento mental (CTM). Para a execução do arremesso CTM os voluntários foram orientados a realizar três mecanismos temporais de imaginação: antecipatória (imaginar a ação a ser realizada e mentalizar o controle de fatores internos e externos), integrativa (visualizar a ação integrada a estímulos cognitivos, motores e psicológicos) e retroativa (visualizar uma ação de movimentos anteriores afim de possibilitar uma regulação das ações futuras). Para avaliar o efeito estatístico do arremesso recorreu-se ao teste t-Student para amostras emparelhadas. O pressuposto de normalidade foi validado com o teste de Shapiro-Wilk para as duas condições (STM e CTM). Foi utilizado o software SPSS Statistics 20 e adotado o nível de significância p<0,05. Os resultados são apresentados como média ± erro-padrão da média.  RESULTADOS: Observou-se uma melhora estatisticamente significante no CTM (M= 6,94; SEM= 0,179) comparado ao STM (M= 6,01; SEM= 0,002) (t (9) =6.76; p<0,001).    CONCLUSÃO: Conclui-se que o treinamento mental deve ser intensificado durante a periodização do treinamento de arremessadores de peso por favorecer a concentração e otimizar o movimento motor durante a execução do arremesso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

SAMULSKI, D.; NOCE, F.; DA COSTA, V. T. Treinamento mental de atletas olímpicos e paraolímpicos. In: SAMULSKI, D.; MENZEL, H.; PRADO, L. S. Treinamento Esportivo, 2013. Cap. 5, p. 111-135.

TREUHERZ, R. M.; CORNEJO, A. Tênis – técnicas e táticas de jogo. São Paulo: Alaude, 2006.

MONTIEL, J. M. et al. Avaliação do treinamento mental na melhora de desempenho do saque no voleibol. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, Londrina, v. 4, n. 1, p. 46-63, jun. 2013.

SLIMANI, M. et al. Effects of mental training on muscular force, hormonal and physiological changes in kickboxers. The Journal of Sports Medicine and Physical Fitness. 2016 Jul 5. [Epub ahead of print]

LEITE, C. D. et al. Representações de ansiedade e medo de atletas universitários. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte, São Paulo, v.6, n. 1, p. 36-46, janeiro/junho 2016.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

Nunes Rezende, P. E., Costa da Silva, T., & de Souza, R. F. (2016). EFEITO DO TREINAMENTO MENTAL NA CONCENTRAÇÃO PARA O ARREMESSO DE PESO. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/2750

Edição

Seção

Resumo - Educação Física