NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS ACADÊMICOS DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DE NUTRIÇÃO (7° PERÍODOS) SOBRE SUPLEMENTOS ALIMENTARES
Palavras-chave:
Aptidão física, alimentos, saúdeResumo
INTRODUÇÃO: A procura por um corpo perfeito e pela melhora do desempenho físico tem influenciado muitas pessoas a usarem recursos que atendam os seus objetivos mais rapidamente; entre esses recursos destacam-se os suplementos alimentares. (POLL e LIMA, 2013). Perante ALVES e NAVARRO (2012) afirma que a nutrição tem forte ligação com a educação física e que na área de esportes e atividade física, fica facilmente evidenciada como um dos fatores que pode maximizar o desempenho atlético, atingindo também a saúde geral do indivíduo. OBJETIVO: Verificar o nível de conhecimento dos acadêmicos de dois cursos da área de saúde Nutrição e Educação Física, ambos estão no 7º período, sobre o consumo de suplementos alimentares. METODOLOGIA: O presente estudo tem caráter descritivo é um estudo de status onde seu método mais comum é o estudo de levantamento, no qual inclui questionários e entrevistas. Participaram 50 acadêmicos do curso de Nutrição e 50 do curso de Educação Física de uma instituição particular de ensino da Cidade de Aracaju-Se. Eles foram informados e orientados sobre a realização do estudo, assinando o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE). Utilizou-se um questionário adaptado sobre o uso de suplementos alimentares, em dia e local pré-determinado, composto por 8 perguntas fechadas e 1 aberta. RESULTADOS: Os resultados foram expressos como frequência relativa (%). Pode-se constatar que, a maioria (88% do Curso de Nutrição e 64% do Curso de Educação Física) acha que não há necessidade do consumo de suplementação, se a alimentação já estiver correta. Já a indicação de que todos devem consumir obteve 8% na turma do Curso de Nutrição e 36% na turma do Curso de Educação Física. Sobre as fontes mais consultadas para obter informações sobre suplementos, pode-se observar que os três maiores meios consultados pelo curso de Nutrição foram: Nutricionista (54%), internet (46%) e revistas e jornais científicos (44%). Já os três maiores dados do curso de Educação Física foram: Internet (48%), professor de academia (48%), nutricionista (38%).CONCLUSÃO: Conclui-se que o nível de conhecimento dos alunos deixa a desejar em ambos os cursos, haja vista estarem na reta final da graduação, esperava-se respostas mais consistentes e técnicas,pois eles estarão prescrevendo suplementos alimentares (nutrição) e orientando (educação física) os jovens frequentadores de academias, possivelmente seu paciente e/ou seu aluno.
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Referências
ALVES, S.C. R.; NAVARRO, F. O uso de suplementos alimentares por frequentadores de academia de Potim – SP. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva ISSN 1981-9927, 2012.
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