COMPORTAMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA DE ESCOLARES EM DIFERENTES ESTÁGIOS MATURACIONAIS

Autores

  • João Paulo de Freitas Araújo Centro Universitário do Rio Grande do Norte
  • Thaisys Blanc dos Santos Simões Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Leandro Medeiros da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Breno Guilherme Araújo Tinôco Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Jason Azevedo de Medeiros Centro Universitário do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

PALAVRAS-CHAVE, Maturação sexual. Coordenação motora. Sexo masculino. Escolares.

Resumo

INTRODUÇÃO: Crescimento, maturação e desenvolvimento humano são processos altamente relacionados que ocorrem continuamente durante todo o ciclo de vida. A partir disso, as aquisições motoras de crianças e adolescentes não podem ser compreendidas de forma exclusivamente biológica ou ambiental; uma abordagem biocultural é essencial, reconhecendo a interação entre fatores biológicos e socioculturais presentes na vida do ser humano. Estes processos interferem diretamente nas relações afetivas, sociais e motoras dos jovens; consequentemente, é necessário adequar os estímulos ambientais em função desses fatores. OBJETIVO:O objetivo do estudo foi verificar a correlação dos estágios puberais com a coordenação motora em meninos escolares de 8 a 12 anos. METODOLOGIA: Participaram do estudo 30 escolares (9,89 ± 1,19 anos; 1,36 ± 0,089 m; 35,5 ± 10,23 kg). Na metodologia foram realizadas aferições de massa corporal, estatura e altura tronco-cefálica; perímetros de pescoço, braço contraído, antebraço e cintura; diâmetro ósseo do bi-epicôndilo do fêmur; distâncias ósseas acrômio-radial e tibial maleolar. A avaliação da maturação sexual foi realizada através da equação de predição da maturação puberal proposta por Medeiros (2013). A avaliação do teste KTK para avaliar o desempenho motor foi desenvolvido por Kiphard e Schilling (1974). Utilizou correlação de Pearson entre as médias das variáveis. O tratamento estatístico e os gráficos foram realizados nos programas SPSS versão 20.0. A margem de significância foi de p<0,05. RESULTADOS: Em relação aos percentuais dos estágios puberais, a maioria encontra-se no estágio puberal 5 (56,7%), no estágio 2 (3,3%), nos estágios 3 (13,3%) e estagio 4 (26,7%), o que indica que as crianças estudadas encontra-se nos estágios de maturação sexual avançado. Os resultados do desempenho motor obtido pelos escolares mostram que as classificações de perturbações motoras e insuficiência na coordenação tiveram os mesmos valores de 40% o que indica um baixo nível de desempenho motor. No total, 80% dos participantes encontram-se abaixo da classificação considerada normal e apenas 20% foram classificados com a coordenação motora normal. Foi observada correlação moderada entre maturação sexual e coordenação motora em meninos. CONCLUSÃO: Conclui-se que os meninos encontra-se nos estágios de maturação sexual avançado. Na coordenação motora mostram que os participantes encontram-se abaixo da classificação considerada normal e apenas 1/3 da amostra foi classificada com a coordenação motora normal. Quando verificado a maturação, a mesma mostrou uma moderada correlação na coordenação motora dos escolares, ou seja, mostrou que a maturação influencia na variável da coordenação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo de Freitas Araújo, Centro Universitário do Rio Grande do Norte

Departamento de Educação Física

Thaisys Blanc dos Santos Simões, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Departamento de Educação Física

Leandro Medeiros da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Departamento de Educação Física

Breno Guilherme Araújo Tinôco Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Departamento de Educação Física

Jason Azevedo de Medeiros, Centro Universitário do Rio Grande do Norte

Departamento de Educação Física

Referências

KIPHARD, E.J.; SCHILLING, F. Der hamm-marburger-koordinationstest fuer kinder (HMKTK). Monatszeitsschrift fuer Kinderheil Kunde, v. 118, p. 473-9, 1974.

MALINA, R.M.; BOUCHARD, C.; BAR-OR, O. Growth, maturation, and physical activity. Champaign, IL: Human Kinetics; 2004.

MASSA, M.; RÉ, A. H. Características de crescimento e desenvolvimento. In L. R. Silva (Ed.), Desempenho esportivo: Treinamento com crianças e adolescentes. São Paulo: Phorte, p. 71-108, 2010.

MEDEIROS R. M. Predição da maturação puberal de indivíduos do sexo masculino a partir de variáveis antropométricas. 2013. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.

PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W. Desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

Araújo, J. P. de F., Simões, T. B. dos S., Silva, L. M. da, Araújo, B. G. A. T., & Medeiros, J. A. de. (2016). COMPORTAMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA DE ESCOLARES EM DIFERENTES ESTÁGIOS MATURACIONAIS. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/2627

Edição

Seção

Resumo - Educação Física