COMPORTAMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA DE ESCOLARES EM DIFERENTES ESTÁGIOS MATURACIONAIS
Palavras-chave:
PALAVRAS-CHAVE, Maturação sexual. Coordenação motora. Sexo masculino. Escolares.Resumo
INTRODUÇÃO: Crescimento, maturação e desenvolvimento humano são processos altamente relacionados que ocorrem continuamente durante todo o ciclo de vida. A partir disso, as aquisições motoras de crianças e adolescentes não podem ser compreendidas de forma exclusivamente biológica ou ambiental; uma abordagem biocultural é essencial, reconhecendo a interação entre fatores biológicos e socioculturais presentes na vida do ser humano. Estes processos interferem diretamente nas relações afetivas, sociais e motoras dos jovens; consequentemente, é necessário adequar os estímulos ambientais em função desses fatores. OBJETIVO:O objetivo do estudo foi verificar a correlação dos estágios puberais com a coordenação motora em meninos escolares de 8 a 12 anos. METODOLOGIA: Participaram do estudo 30 escolares (9,89 ± 1,19 anos; 1,36 ± 0,089 m; 35,5 ± 10,23 kg). Na metodologia foram realizadas aferições de massa corporal, estatura e altura tronco-cefálica; perímetros de pescoço, braço contraído, antebraço e cintura; diâmetro ósseo do bi-epicôndilo do fêmur; distâncias ósseas acrômio-radial e tibial maleolar. A avaliação da maturação sexual foi realizada através da equação de predição da maturação puberal proposta por Medeiros (2013). A avaliação do teste KTK para avaliar o desempenho motor foi desenvolvido por Kiphard e Schilling (1974). Utilizou correlação de Pearson entre as médias das variáveis. O tratamento estatístico e os gráficos foram realizados nos programas SPSS versão 20.0. A margem de significância foi de p<0,05. RESULTADOS: Em relação aos percentuais dos estágios puberais, a maioria encontra-se no estágio puberal 5 (56,7%), no estágio 2 (3,3%), nos estágios 3 (13,3%) e estagio 4 (26,7%), o que indica que as crianças estudadas encontra-se nos estágios de maturação sexual avançado. Os resultados do desempenho motor obtido pelos escolares mostram que as classificações de perturbações motoras e insuficiência na coordenação tiveram os mesmos valores de 40% o que indica um baixo nível de desempenho motor. No total, 80% dos participantes encontram-se abaixo da classificação considerada normal e apenas 20% foram classificados com a coordenação motora normal. Foi observada correlação moderada entre maturação sexual e coordenação motora em meninos. CONCLUSÃO: Conclui-se que os meninos encontra-se nos estágios de maturação sexual avançado. Na coordenação motora mostram que os participantes encontram-se abaixo da classificação considerada normal e apenas 1/3 da amostra foi classificada com a coordenação motora normal. Quando verificado a maturação, a mesma mostrou uma moderada correlação na coordenação motora dos escolares, ou seja, mostrou que a maturação influencia na variável da coordenação.
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Referências
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