O OLHAR DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA A CERCA DA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Paula Leticia Sena Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Professores, Pessoas com deficiência, Educação Física

Resumo

INTRODUÇÃO: No processo de formação acadêmica faz-se fundamental a discussão acerca da pessoa com necessidade educacional especial, visto que a escola, enquanto instituição social, atualmente está responsável pelo atendimento educacional as pessoas com deficiências, garantindo o direito a uma educação de qualidade para todos, com a participação da família neste processo. A definição de uma escola inclusiva vem sendo discutida há muitos anos, desde a publicação da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948). A inclusão de pessoas com deficiência em escola de ensino regular, vem sendo muito discutido entre profissionais que atuam nesses estabelecimentos de ensino, e tais profissionais vem se aperfeiçoando para recebê-los e desenvolver da melhor forma as atividades escolares (CROCHÍK,et al 2011; PEDROSA et al  2013; MARTINS, 2014;). OBJETIVOS: Investigar o olhar do professor de educação física acerca da inclusão de pessoas com deficiência nas aulas de educação física. METODOLOGIA: O estudo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica realizada nas bases de dados do Scielo, Google Acadêmico e Bireme. Os termos utilizados para a pesquisa foram: “professores”, “pessoas com deficiência” e “educação física”. Foram encontradas 74 referências das quais sete foram selecionadas. RESULTADOS: Os resultados demostram que existem fatores como, a falta de preparação especifica do professor para receber o aluno com deficiência em suas aulas, assim como a infraestrutura inadequada da escola que dificultam e influenciam no trabalho de inclusão seja nas aulas de educação física, ou até mesmo na escola. A literatura apresenta, que por lei e obrigação da escola receber a pessoas com deficiência, porém algumas instituições não apresentam estruturas adequadas para receber esse aluno, é possível encontrar em algumas escolas uma sala chamada de 'sala de recurso', na qual é possível desenvolver atividades de modo geral para as pessoas com deficiência. Um outro fator diz respeito aos profissionais que mesmo com limitações e poucos recursos se mostram interessados em trabalhar da melhor forma com pessoas com deficiência. Nas aulas de educação física as aulas que possuem esse público são aulas adaptadas, as quais as mesmas são desenvolvidas para dar maior segurança aos alunos e propicie a participação de todos independente de sua deficiência. (CROCHÍK,et al 2011;GUTIERRES FILHO et al 2012; PALMA, LEHNHARD 2012; PEDROSA et al  2013; MAUERBERG-DECASTRO et al 2013; BENTO et al 2015). CONCLUSÃO: Conclui-se que, ao investigar o olhar de  professores para a inclusão de pessoas com deficiência nas aulas de educação física, fica evidenciado a necessidade de uma formação continuada para trabalhar com a inclusão de alunos com deficiência em suas aulas de forma segura. Há também o agravante da estrutura das escolas, que muitas vezes não são adequadas para as atividades.  Com o estudo foi possível perceber sobre a importância de um investimento na formação dos profissionais, pois alguns professores se mostram interessados em se qualificar e fazer uma especialização para melhor atender as necessidades dos alunos.

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Biografia do Autor

Paula Leticia Sena, Universidade Tiradentes

Licenciada em Educação Física -Universidade Tiradentes
Acadêmica do curso de Educação Física Bacharelado - Universidade TiradentesPesquisadora do Laboratório de Biociências da Motricidade Humana - LABIMH/UNIT Bolsista do PIBIC/CNPQ

Referências

BENTO, T. S., DE CASTILHOS, G. I. C., SCHOELLER, S. D., ROCHA, P. K., Tholl, A. D., & SOARES, M. Z. Desafios para inclusão da criança com deficiência na escola. Enfermagem em Foco, v. 6, n. 1/4, 2016.

CROCHÍK, José Leon., PEDROSSIAN, Dulce Regina dos Santos., ANACHE, Alexandra Ayach., MENESES, Branca Maria de.,LIMA, Maria de Fátima Evangelista Mendonça. Análise de atitudes de professoras do ensino fundamental no que se refere à educação inclusiva. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.37,n.3, p. 565 -582, set./dez. 2011

GUTIERRES FILHO, B., JOSÉ, P., ALVES FERREIRA MONTEIRO, M. D., da Silva, R., & SILVA, A. J. Revisão da produção científica internacional sobre crenças, atitudes, opiniões e comportamentos docentes na inclusão em educação física. Liberabit, v. 18, n. 2, p. 173-181, 2012.

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dos professores de Educação Física no processo de inclusão escolar do estudante surdo. R. bras. Ci. e Mov 2013;21(2): 106-115.

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Publicado

2016-11-23

Como Citar

Sena, P. L. (2016). O OLHAR DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA A CERCA DA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/2623

Edição

Seção

Resumo - Educação Física