RELAÇÃO DA MATURAÇÃO SEXUAL E MARCADORES HORMONAIS COM AS CAPACIDADES FÍSICAS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Autores

  • Renata Nacer Dantas Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Educação Física.Mestranda em Educação Física.
  • VANESSA MONTEIRO PINTO Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Educação Física.Mestre em Educação Física.
  • THAISYS SANTOS SIMÕES Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Educação Física.Mestranda em Educação Física.
  • PETRUS DIAS SANTOS Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Educação Física.Mestrando em Educação Física.
  • BRENO TINOCO CABRAL Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Educação Física.Professor doutor do Programa de Pós Graduação-UFRN

Palavras-chave:

Maturação, Marcadores Hormonais, Capacidades Físicas

Resumo

INTRODUÇÃO: O ser humano não é biologicamente estático, desde o momento da concepção até a morte ocorrem transformações quantitativas e qualitativas no sentido evolutivo. Durante as duas primeiras décadas de vida, a principal atividade do organismo humano é “crescer” e “desenvolver”. Esses fenômenos ocorrem de maneira simultânea e condicionados a uma maior ou menor velocidade no processo maturacional e de sua interação com indicadores do ambiente. OBJETIVO: O estudo tem como finalidade comparar e relacionar a maturação com as capacidades físicas e marcadores hormonais em crianças. METODOLOGIA: estudo compreende 89 escolares não praticantes de atividade esportiva, do sexo feminino e masculino, com faixa etária de 08 a 14 anos. Foi avaliada a maturação sexual através do auto-tanner, a força explosiva de membros superiores e inferiores, através do arremesso de medicineball e plataforma de salto, a velocidade de membros superiores pelo golpeio de placas, a agilidade por meio do teste de 30 metros e as dosagens de testosterona e estradiol pelo método de quimiluminescência. RESULTADOS: Observamos no nosso estudo que os meninos não foram encontrados diferenças significativas entre as variáveis analisadas e as meninas foram encontram no estágio maturacional 3 e 4 obtiveram melhor desempenho para o teste de força explosiva de membros superiores. CONCLUSÃO: Constatamos que a maturação sexual desempenha um importante papel no desenvolvimento da FEMMSS para as meninas o que não foi observado nos meninos, provavelmente em virtude de fatores subjetivos na avaliação da maturação sexual.

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Referências

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Publicado

2016-11-23

Como Citar

Dantas, R. N., PINTO, V. M., SIMÕES, T. S., SANTOS, P. D., & CABRAL, B. T. (2016). RELAÇÃO DA MATURAÇÃO SEXUAL E MARCADORES HORMONAIS COM AS CAPACIDADES FÍSICAS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/2619

Edição

Seção

Resumo - Educação Física