Índice de Massa Corporal para Adolescentes dos 12 anos

Autores

  • José Allesson Santos Cruz
  • Evandro Cordeiro da Silva
  • José Bertino Santos Medeiros de Almeida
  • Valtene de Oliveira Nascimento Junior

Palavras-chave:

IMC, Adolescente, Obesidade.

Resumo

INTRODUÇÃO: A obesidade é considerada a nova pandemia do século XXI, cada vez mais recorrente na infância e na adolescência está diretamente ligada ao surgimento de inúmeras doenças crônicas, diabete tipo 2, aterosclerose precoce entre outras. (LOURENÇO, 2015.). Entre as causas, o sedentarismo se mostra como um dos principais contribuintes para a manifestação desse distúrbio metabólico na infância e adolescência (HALLAL et.al., 2006.), o peso ao nascer também está associado à manifestação da doença (MARTINS; CARVALHO, 2006). Esse problema representa gastos crescentes aos cofres públicos dos países industrializados, no Brasil esse gasto representa 2,4% do PIB (ENES; SLATER. 2010). O IMC geralmente é utilizado para o diagnóstico da obesidade ou sobrepeso em adolescentes, já que com estes seus resultados se mostram menos questionáveis do que quando realizado em crianças (LOURENÇO, 2015.). OBJETIVOS: Verificar a ocorrência de sobrepeso ou obesidade em adolescentes dos 12 anos de uma escola municipal da cidade de Lagarto, Sergipe.  METODOLOGIA: Utilizando de uma fita métrica e uma balança digital, foram aferidas as medidas de peso corporal e estatura em pé de cada aluno, IMC (MELLO et.al. 2004). Durante a verificação do peso corporal, os alunos estavam descalços e desprovidos de qualquer objeto que pudesse interferir ou alterar os resultados. Para a estatura foi fixada uma fita métrica na parede, os alunos foram posicionados paralelamente à fita com olhar voltado ao horizonte. RESULTADOS: Foram avaliados 9 alunos sendo 5 do sexo feminino e 4 do sexo masculino. Nesta amostra, o peso foi de 43,50 ± 1,99 kg, a estatura 1,57 ± 0,02 m e o IMC 17,59 ± 0,60 Kg/m2. Como diagnóstico observou-se que os indivíduos estão entre os percentis p3 e p85 significando estado de eutrofia de acordo com a referência da OMS para IMC por idade. CONCLUSÃO: Não foi encontrados sobrepeso e obesidade nos adolescentes de 12 anos da cidade de Lagarto, Sergipe, de acordo com a amostra em questão.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ENES, Cristina Carla; SLATER, Betzabeth. Obesidade na adolescência e seus principais fatores determinantes. Revista Brasileira de Epidemiologia, São Paulo, pp.163-1771, 2010.

HALLAL, Curi Pedro; BERTOLDI, D. Andréa; GONÇALVES, Helen; VICTORIA, G. Cesar. Prevalência de sedentarismo e fatores associados em adolescentes de 10-12 anos de idade. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, pp.1277-1287, jun.2006.

LOURENÇO, João. Prevalência da obesidade em meio escolar, estudo realizado ao segundo e terceiro ciclo de escolaridade numa escola na cidade de Beja. Revista de Educación, Motricidad e Investigación, Beja, nº 5, pp.61-68, 2015.

MARTINS, B. Eliana; CARVALHO, S. Marília. Associação entre peso ao nascer e o excesso de peso na infância: revisão sistemática. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, nº22, pp. 2281-2300, nov. 2006.

MELLO, de D. Elza; LUFT, C. Vivian; MEYER, Flavia. Obesidade infantil: como podemos ser eficazes? .Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro, Vol.80, Nº3, pp.173-182, 2004.

Downloads

Publicado

2016-11-23

Como Citar

Santos Cruz, J. A., da Silva, E. C., Santos Medeiros de Almeida, J. B., & Junior, V. de O. N. (2016). Índice de Massa Corporal para Adolescentes dos 12 anos. Congresso Internacional De Atividade Física, Nutrição E Saúde, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/CIAFIS/article/view/2611

Edição

Seção

Resumo - Educação Física