Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Os resumos (português e inglês) tem no mínimo 400 palavras e no máximo 500 palavras (sem considerar as ‘Palavras-chave/Keywords’, Agradecimentos/acknowledgements e referências/references);
  • O arquivo da submissão está em formato WORD. E segue as normas apresentadas no modelo e normas do resumo expandido, disponibilizado neste site.
  • O resumo tem no máximo, seis autores e todos contribuíram substancialmente para a sua realização. Todos os autores tem conhecimento da submissão do resumo.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Foi realizado no resumo uma rigorosa revisão gramatical, ortográfica e de digitação do conteúdo, pois o texto poderá ser utilizado sem correção posterior.
  • Para a apresentação de cada trabalho, pelo menos um dos autores deve estar inscrito no evento e apresentar o comprovante de inscrição como documento suplementar na submissão.
    ATENÇÃO: TODOS os participantes dos Programas de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Unit (bolsistas ou voluntários) devem, obrigatoriamente, estar inscritos na SEMPESq/SEMEX 2021, portanto, os comprovantes de pagamento devem ser anexados ao sistema de submissão.

Diretrizes para Autores

REGRAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMO SEMPESq 2023

“ESG: Conectando saberes para o desenvolvimento sustentável”

07 a 10 de novembro de 2023

 

 

Para submeter o seu resumo utilize o modelo adequado:

Modelo e normas do resumo expandido - PESQUISA

 

 

IMPORTANTE: Antes de submeter o seu resumo, ler atentamente as instruções a seguir:

 

1 - Das NORMAS para INSCRIÇÃO dos resumos

1.1 - Os resumos serão considerados aptos para apresentação na SEMPESq 2023 de acordo com os seguintes critérios: relevância do objeto de estudo para a área; fundamentação teórica; coerência teórico-metodológica; clareza na comunicação escrita; apresentação de resultados da pesquisa; referencial bibliográfico em conformidade com a temática escolhida e adequação do formato do resumo de acordo com as especificações (Modelo e Normas do resumo).

1.2 - Os resumos submetidos serão enviados para a avaliação dos Comitês Científicos da Universidade Tiradentes.

1.3 - Será recusado o trabalho enquadrado em um ou mais itens a seguir.
a) formatação incorreta;
b) plágio/autoplágio;
c) não atendimento das recomendações de revisão;
a) Resumos que se caracterizem como: Projeto de pesquisa, Trabalho com resultados preliminares ou inconclusivos, Resultados fragmentados em vários trabalhos e Trabalho já publicado.
f) Quando for o caso: trabalho sem o número da autorização legal para execução da pesquisa, expedido por Comitê de Ética ou CEP/CONEP, CEUA, IBAMA, ICMBio, CGEN, IPHAN etc..
g) Trabalho sem rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo e dados da pesquisa, incluindo área, nomes dos autores, título etc.
h) Trabalho que apenas descreva eventos, oficinas, fotos ou vídeos;
Os Comitês poderão recusar os trabalhos que contenham outros erros não listados anteriormente, estes serão especificados diretamente por mensagem enviada pelo Sistema.

1.4 - Cada inscrição na SEMPESq 2023 dá direito a submissão de UM resumo na 25ª SEMPESq ou na 17ª SEMEx. Para a apresentação de cada trabalho, pelo menos um dos autores deve estar inscrito.

 1.4.1 - ATENÇÃO: TODOS os participantes dos Programas de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Unit (bolsistas ou voluntários) devem, obrigatoriamente, estar inscritos na SEMPESq 2023, portanto os comprovantes de pagamento devem ser anexados ao sistema de submissão. 

 

2 - Dos PARÂMETROS para SUBMISSÃO dos resumos

 2.1 Para submeter o seu resumo utilize o modelo adequado do arquivo a seguir:

Modelo e normas do resumo expandido

 

2.2 - O resumo do trabalho científico de PESQUISA a ser apresentado na 25ª SEMPESq deverá::
a) estar redigido em português (RESUMO) e inglês (ABSTRACT);
b) os resumos (português e inglês) devem ter no mínimo 400 palavras e no máximo 500 palavras (sem considerar as Palavras-chave/Keywords, Agradecimentos/acknowledgements e Referências/references);
c) cada resumo poderá ter, no máximo, seis autores e todos devem ter contribuído substancialmente para a sua realização. Todos os autores devem ter conhecimento da submissão do resumo;
d) ser claro e conciso;
e) necessariamente apresentar resultados;
f) Recomenda-se que antes da submissão do resumo seja efetuada rigorosa revisão gramatical, ortográfica e de digitação do conteúdo, tanto para o resumo em português quanto para o resumo em inglês (ABSTRACT), pois o texto poderá ser utilizado sem correção posterior; O conteúdo do trabalho é de responsabilidade de todos os autores e, em especial, dos orientadores;
g) obedecer ao modelo disponibilizado no Portal e no site da SEMPESq 2023.

 

2.3 - O autor principal deve cadastrar TODOS os participantes (nome completo e e-mail) no processo de submissão do resumo. O certificado de apresentação será enviado para o email do autor correspondente, contendo o título do trabalho, o nome do autor e de todos os co-autores de acordo com o resumo aprovado e apresentado no evento.

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Como escolher a Seção do seu Resumo

Bolsistas e voluntários de Iniciação Científica participantes dos Programas de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Unit.

  • Os projetos iniciados em 2022 e concluídos até agosto 2023 deverão ser, obrigatoriamente, inscritos na Seção Sergipe - Seminário de Iniciação Científica ou Sergipe - Seminário de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação e indicar a área de conhecimento. Projetos de Iniciação Científica.
  • Somente UM resumo por projeto deve ser submetido. Entretanto, o bolsista e o voluntário de projeto de pesquisa finalizado farão apresentações ORAIS, mas em salas distintas.
  • Os alunos dos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu da Unit/SE (Mestrados e Doutorados) devem inscrever seus resumos como participantes dos Seminários de Práticas Investigativas e Temas livres (oral) de acordo com a área de conhecimento do trabalho.
  • Demais trabalhos de pesquisa acadêmica da Universidade Tiradentes e ou de outras Instituições devem ser inscritos na Seção: Seminário de Práticas Investigativas e Temas Livres.

 

Quadro - Orientações para selecionar a Seção de apresentação do Trabalho de Pesquisa

 

 

Como formatar as REFERÊNCIAS/REFERENCES

A literatura utilizada deve ser inserida em lista numerada em ordem alfabética do sobrenome do primeiro autor, concordando com a citação no texto do resumo:

a. Periódicos:
FONSECA, J. A. & MEURER, E. J. Inibição da absorção de magnésio pelo potássio em plântulas de milho em solução nutritiva. Revista Brasileira de Ciência do Solo, 21:47-50, 1997.

b. Livro:
KONHNKE, H. Soil physics. 2.ed. New York: MacGraw Hill, 1969. 224p.

c. Capítulo de livro:
JACKSON, M. L. Chemical composition of soil. In: BEAR, F. E., ed. Chemistry of the soil. 2.ed. New York: Reinhold, 1964. p.71-141.

d. Trabalho em Anais:
VETTORI, L. Ferro “livre” por cálculo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 15., Campinas, 1975. Anais. Campinas: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1976. p.127-128.

e. CD-ROM:
SILVA, M. L. N.; FREITAS, P. L.; BLANCANEAUX, P. et al. Índice de erosividade de chuva da região de Goiânia (GO). In: CONGRESSO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DO SOLO. 13., 1996. Anais. Águas
de Lindóia: Embrapa, 1996. CD-ROM

f. Internet:
El Niño and La Niña. Disponível em: <http://www.stormfax.com/elnino.htm>. Acesso em 15 out. 2000.

ATENÇÃO: As citações no texto do resumo devem ser identificadas pelos respectivos números da lista alfabética de referências (exemplo: xxxxx 1)

 

Prazo de submissão dos resumos até 25 de outubro de 2023.

 

A Coordenação Científica da SEMPESq 2023 irá publicar a lista de apresentação dos trabalhos com as devidas indicações da modalidade, local e horário de apresentação em momento oportuno.

As regras para as APRESENTAÇÕES ORAL estarão disponíveis no site da SEMPESq 2023.

Somente os trabalhos apresentados serão publicados nos Anais da SEMPESq 2023.

 

Seminário Iniciação Científica - PIBIC/CNPQ - Ciências da Saúde e Biológicas

Seminário de Iniciação Científica PIBIC/CNPq - Ciências da Saúde e Biológicas – Apresentação oral

Seminário de Iniciação Científica PIBIC/CNPQ - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Seminário de Iniciação Científica PIBIC/CNPq - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – Apresentação oral

Seminário de Iniciação Científica PIBIC/CNPQ - Ciências Exatas e da Terra e Engenharias

Seminário de Iniciação Científica PIBIC/CNPq – Ciências Exatas e da Terra e Engenharias – Apresentação oral

Seminário de Iniciação Científica PIBIC/FAPITEC - Ciências da Saúde e Biológicas

Seminário de Iniciação Científica PIBIC/FAPITEC - Ciências da Saúde e Biológicas – Apresentação oral

Seminário de Iniciação Científica PIBIC/FAPITEC - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Seminário de Iniciação Científica PIBIC/FAPITEC - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – Apresentação oral

Seminário de Iniciação Científica PIBIC/FAPITEC - Ciências Exatas e da Terra e Engenharias

Seminário de Iniciação Científica PIBIC/FAPITEC – Ciências Exatas e da Terra e Engenharias – Apresentação oral

Seminário de Iniciação Científica PROBIC/UNIT - Ciências da Saúde e Biológicas

Seminário de Iniciação Científica PROBIC/Unit - Ciências da Saúde e Biológicas – Apresentação oral

Seminário de Iniciação Científica PROBIC/UNIT - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Seminário de Iniciação Científica PROBIC/Unit - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – Apresentação oral

Seminário de Iniciação Científica PROBIC/UNIT - Ciências Exatas da Terra

Seminário de Iniciação Científica PROBIC/Unit – Ciências Exatas e da Terra e Engenharias – Apresentação oral

Seminário Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBIT/CNPQ

Seminário Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI/CNPq – Apresentação oral

Seminário Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBIT/FAPITEC

Seminário Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PIBITI/FAPITEC – Apresentação oral

Seminário Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PROBITI/UNIT

Seminário Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação PROBITI/Unit – Apresentação oral

Seminário de Iniciação Científica PROVIC/PROVITI/UNIT - Ciências da Saúde e Biológicas

Seminário de Iniciação Científica PROVIC/PROVITI/UNIT - Ciências da Saúde e Biológicas

Seminário de Iniciação Científica PROVIC/PROVITI/UNIT - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Seminário de Iniciação Científica PROVIC/PROVITI/UNIT - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Seminário de Iniciação Científica PROVIC/PROVITI/UNIT - Ciências Exatas e da Terra e Engenharias

Seminário de Iniciação Científica PROVIC/PROVITI/UNIT - Ciências Exatas e da Terra e Engenharias

Seminário de Práticas Investigativas e Temas Livres - Apresentações orais - Ciências da Saúde e Biológicas

Seminário de Práticas Investigativas e Temas Livres - Ciências da Saúde e Biológicas – Apresentação oral

Seminário de Práticas Investigativas e Temas Livres - Apresentações orais - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Seminário de Práticas Investigativas e Temas Livres - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – Apresentação oral

Seminário de Práticas Investigativas e Temas Livres - Apresentações orais - Ciências Exatas e da Terra e Engenharias

Seminário de Práticas Investigativas e Temas Livres - Ciências Exatas e da Terra e Engenharias – Apresentação oral

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados neste evento serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.